5 esportes que melhoram a qualidade de vida das crianças

Saiba como deixar a saúde dos filhos em dia através dos esportes!

None
Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/07/2016 às 17:36
Atualizado às 13:05

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Desde os primeiros passos é possível desenvolver o hábito dos pequenos de se exercitar através de brincadeiras e atividades lúdicas. A partir dos 3 anos, começam a descobrir o mundo e suas capacidades, esse período é ideal para inicia-los em esportes que melhorem sua qualidade de vida, em questões físicas e sociais. Confira os esportes indicados para o seu filho:

Veja também

Como ensinar crianças a terem coordenação motora

mãe e bebe nadando

Shutterstock Images

Natação
Indicado a partir de: 6 meses de idade
O esporte é ideal para ser o primeiro da criança e pode ser iniciado a partir dos 6 meses do bebê. Dentre os benefícios estão o desenvolvimento do sistema respiratório e motor da criança, como a coordenação, resistência, equilíbrio e postura. Nas aulas, a abordagem lúdica é interessante para estimular a espontaneidade e o prazer da criança em nadar.

menino e menina dançando ballet

Shutterstock Images

Ballet
Indicado a partir de: 3 anos de idade
Dançar melhora a postura, ensina disciplina e o trabalho em grupo. No período dos 03 aos 06 anos a dança é indicada para as crianças se divertirem e estimularem a imaginação através dos exercícios e movimentos. A partir dos 07 anos o ballet exige disciplina e ensina ritmo e controle do corpo.

meninos lutando judô

Shutterstock Images

Judô
Indicado a partir de: 3 anos de idade
O judô estimula as funções motoras, aperfeiçoa o reflexo e desenvolve o raciocínio nas crianças. Os benefícios sociais desse esporte também são muito importantes. Apesar de individual, ele prioriza o trabalho em grupo, a disciplina e a amizade, auxiliando crianças tímidas a socializarem.

menino e menina jogando futebol

Shutterstock Images

Futebol
Indicado a partir de: 5 anos de idade
O futebol, esporte mais famoso do mundo, está entre os mais procurados por pais e ensinados nas escolas. Ele aumenta a oxigenação muscular e a capacidade cardiovascular e potencializa a coordenação motora. No aspecto social, a criança aprende com a coletividade a ganhar ou perder, lidar com regras e conviver com diferentes personalidades.

meninas praticando atletismo

Shutterstock Images

Atletismo
Indicado a partir de: 5 anos de idade
A modalidade mais tradicional e antiga do mundo também tem destaque no desenvolvimento infantil. Corridas, saltos e lançamentos quando feitos de forma dinâmica e alegres prende a atenção dos pequenos e os motiva a atingir o objetivo estabelecido. Na saúde, auxilia na coordenação dos movimentos, melhora o sono e atua no combate a obesidade.

Veja também
Qualidade do sono das crianças
Como mudar os hábitos alimentares das crianças

Texto: Michelle Albuquerque

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.