ESTILO DE VIDA

5 doenças silenciosas que podem causar infertilidade

Saiba quais são as doenças silenciosas que, se não descobertas no início e tratadas da maneira correta, podem causar infertilidade em mulheres e homens

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/11/2016 às 10:00
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Existem doenças silenciosas que, se não descobertas no início e tratadas da maneira correta, podem causar infertilidade em mulheres e homens. Os sintomas são facilmente confundidos com outros problemas considerados “normais”, como cólicas ou corrimentos. Veja quais são elas e como os sintomas se manifestam – se estiver com algum deles, procure imediatamente um ginecologista.

Homem, médico, explicando para mulher

Foto iStock.com/Getty Images

Endometriose

A endometriose consiste na presença do tecido endométrio fora da cavidade uterina em órgãos como trompas, ovários, intestinos e bexiga, por exemplo. As causas ainda são desconhecidas. Sintomas: cólicas menstruais e dor durante a menstruação, pré-menstrual, durante as relações sexuais e, principalmente, dificuldade para engravidar.

Endometriose crônica

Trata-se de uma inflamação recorrente do endométrio. Pode ser causada por complicação de infecção, lesões, sequelas ou danos durante o parto ou aborto. Sintomas: infertilidade e sensação de peso em baixo ventre.

Infecção pélvica

A doença é causada por uma bactéria e afeta igualmente homens e mulheres. Sintomas: pode haver corrimento leve, sangramento discreto (fora do período da menstruação), dor para urinar e durante relações sexuais. Uma das complicações é a inflamação pélvica que, de tão grave, pode exigir internação e até ameaçar a vida.

Prostatite crônica

É uma inflamação crônica na próstata, causada por bactérias, fungos ou parasitas. Sintomas: febre e dor ao urinar.

Varicocele

Ocorre nos homens, tem origem genética e corresponde a varizes no testículo. Pode haver piora da qualidade do sêmen e até infertilidade. Sintomas: em alguns casos, pode gerar dor e desconforto na região.

Leia também:

Texto Produção Alto Astral