Connect with us

O que você está procurando?

Em época de preparação para os vestibulares de inverno, ENEM e férias escolares poucos lembram do equilíbrio entre mente, corpo, e estudos. Por isso, separamos 5 dicas para pais e professores auxiliarem os estudantes nessa fase!
- Conciliar lazer, estudos e trabalho não é uma tarefa fácil. Mas lembre-se: a saúde mental vem antes de tudo! FOTO: Shutterstock.com

5 dicas para pais e professores ajudarem na saúde mental dos estudantes

Em época de preparação para os vestibulares de inverno, ENEM e férias escolares poucos lembram do equilíbrio entre mente, corpo, e estudos. Por isso, separamos 5 dicas para pais e professores auxiliarem os estudantes nessa fase!

Uma pergunta muito frequente é: como equilibrar a vida pessoal, estudantil e profissional dos jovens? Claro que não é possível deixar as responsabilidades de lado, mas o lazer e a construção de bons relacionamentos são fundamentais para a felicidade do estudante, fazendo com que ele consiga optar por uma profissão que realmente faça sentido. Logo, é preciso que as pessoas próximas auxiliem os próprios alunos, podendo adotar algumas ações para tornar mais benéfico o convívio entre responsabilidades e qualidade de vida. Para isso, o psicólogo e gestor educacional Augusto Jimenez aponta 5 dicas para pais e professores ajudarem na saúde mental das crianças e dos jovens!

Em números

5 dicas para pais e professores

O Brasil está em segundo lugar no ranking de pessoas com ansiedade. FOTO: Shutterstock.com

Segundo o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes da Organização para Cooperação Desenvolvimento Econômico (OCDE), 56% dos alunos brasileiros estão entre os que ficam mais estressados pela alta carga horária de estudos. Além disso, o país ocupa o segundo lugar no ranking de 180 países pesquisados, no quesito ansiedade. E esse cenário não para na Universidade!

De acordo com a pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), 30% dos alunos das Universidades federais do Brasil procuram atendimento psicológico e 10% fazem uso de medicamento psiquiátrico. Além disso, as tentativas de suicídio aumentaram, segundo a Lei de Acesso à informação.

 

Texto: Rebecca Crepaldi/Colaboradora | Consultoria: Augusto Jimenez, psicólogo e gestor educacional da rede Minds Idiomas

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

É muito comum ter dúvidas sobre procedimentos médicos. Por isso, selecionamos 6 mitos e verdades sobre o uso de aparelho dental. Confira!

Estilo de vida

Apesar de ser um período de muita alegria, a gestação merece todo o cuidado. Alguns problemas podem aparecer e influenciar tanto a mãe quanto o feto. Descubra algumas das consequências da gravidez!

Estilo de vida

Evitar a obesidade na infância pode prevenir crianças e adolescentes de desenvolver problemas de saúde mais graves; saiba mais sobre o assunto!

Estilo de vida

Você sabia que uma simples gripe aumenta o risco de infarto? Confira a palavra de um especialista no assunto e veja como se proteger!

Estilo de vida

Independente de crianças ou adultos, a febre deve ser considerada em todas as idades! Saiba como baixar febre e em qual momento ela deve ser identificada no corpo

Estilo de vida

Problemas que vão desde cãibras até aterosclerose podem estar relacionados as causas da dor nas pernas. Fique atento e procure um especialista!

Estilo de vida

Conhecida por lesionar o coração, a insuficiência cardíaca afeta cerca de 2 milhões de brasileiros por ano e não possui cura

Estilo de vida

Descubra o que é hemofilia, as principais características da doença e seus sintomas mais comuns. Além disso, saiba se é possível tratá-la para se curar de vez!