5 dicas essenciais para não se endividar durante suas viagens.

Uma boa viagem começa com um excelente planejamento. Confira em nossa matéria dicas essenciais para ter tudo na ponta do lápis.

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/01/2018 às 10:03
Atualizado às 14:16

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres
Viajar é sempre motivo de empolgação e, muitas vezes, isso acaba pesando no nosso bolso. A disposição em curtir esses dias tão especial nos leva a gastar mais do que podemos, seja por falta de planejamento, seja por “esquecermos” da nossa situação financeira em meio à tanta alegria. Pensando nisso, trouxemos hoje 5 dicas importantes pra poder viajar sem ter estresse com os números depois:

1- Saiba quanto vai custar

Traçar um planejamento para uma viagem nada mais é do que definir local, período, hospedagem, transporte e alimentação, orçando cada um desses itens, para conhecer o total dos gastos e o custo geral da viagem.

2- Negocie preços

Dessa forma é possível não apenas pesquisar com mais cuidado, como também negociar com as empresas ou agentes de viagem para conseguir descontos e facilidades no pagamento.

3- Conheça seu bolso

O primeiro passo é fazer um diagnóstico financeiro e conhecer a sua situação atual. Se não poupou dinheiro para essa viagem, é válido optar por passeios mais baratos, sem que seja necessário se endividar. Considere cidades próximas com pontos turísticos, ir à parques e fazer atividades culturais de baixo custo ou gratuitas.

4- Leve quantia extra

Coloque na ponta do lápis todos os gastos envolvidos, incluindo um valor extra para imprevistos, como oportunidades de passeios ou compras que deseje aproveitar na ocasião, mas não teria como prever.

5- Não esqueça das contas

Além de pensar nas dicas de viagem em si, é preciso lembrar das dicas com as despesas comuns de final e inicio de ano, como presentes, celebrações, ceia de Natal, IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, por exemplo. Ter educação financeira é justamente agir de forma sustentável, evitando que uma viagem se torne motivo de preocupação e descompasso financeiro em um futuro próximo.

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

LEIA TAMBEM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.