Connect with us

O que você está procurando?

A salada pode ser feita com a mistura de legumes, verduras, frutas, proteínas... Descubra algumas técnicas que deixam sua refeição mais completa!
- FOTO: Shutterstock Image

5 dicas para você preparar uma salada perfeita

A salada pode ser feita com a mistura de legumes, verduras, frutas, proteínas... Descubra algumas técnicas que deixam sua refeição mais completa!

Preparar uma salada maravilhosa vai muito além de escolher o tipo de verdura. A grande variedade de ingredientes permite que diversos sabores, texturas e nutrientes se misturem.

Optando pelos alimentos certos, é possível consumir uma refeição nutricionalmente completa para colaborar com o emagrecimento saudável e auxiliar no combate às toxinas no organismo, responsáveis pelo envelhecimento celular. Confira dicas para acertar na hora de montar sua salada!

 

A salada pode conter carboidrato, mas dê preferência aos integrais

FOTO: Glow Images e Latinstock

 

Carne na salada é permitido?

Fontes de proteína, as carnes são importantes para o bom funcionamento do organismo. No entanto, alguns tipos e cortes são repletos de gordura. Entre frango, carne vermelha e peixe, fique com o último, que contém menos gordura, além de ser rico em substâncias importantes para o organismo, como ômega-3. Se optar pelo frango, evite cortes com pele. Já a carne vermelha deve ser magra, como patinho e maminha.

 

SAIBA MAIS:

Conheça os diferentes tipos de alface

Por que legumes e verduras não podem faltar na dieta?

Dicas para escolher legumes e verduras frescos

 

Carboidratos do bem

Ao levar carboidratos à salada, prefira os de tipo integral, que não são rapidamente digeridos pelo organismo e, por isso, não colaboram para picos de glicemia, por exemplo. “Os cereais refinados possuem mais calorias e açúcar do que os integrais. Já as fibras, em abundância nos integrais, ajudam a controlar a liberação de açúcar no sangue”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli.

 

Prefira iogurte natural

Para salpicões, maioneses ou molhos em geral, o iogurte é o ideal para dar liga e cremosidade sem abrir mão da saúde, contendo nutrientes como cálcio e proteína, além de pouca gordura.

 

A salada é fonte de nutrientes e contém poucas calorias

FOTO: Shutterstock Image

 

Dê espaço para as ervas

Manjericão, cebolinha, salsinha, orégano, tomilho, alecrim… A lista é extensa e seus benefícios à saúde também. As ervas, quando frescas, têm poder medicinal e dão um sabor especial a qualquer receita.

 

Mel, frutas secas e oleaginosas

A salada recebe um toque adocicado com a adição de ingredientes como amêndoas, castanhas, mel  frurtas. Tais alimentos não precisam ser banidos das receitas, mas a alta concentração de açúcar e gordura exige que sejam consumidos com moderação.

 

 

Texto Paula Santana

Consultoria Maximo Asinelli, nutrólogo

Advertisement

Estilo de vida

A meditação é uma técnica antiga que permite relaxar a mente e melhorar aspectos como a concentração, e ela pode ser dividida em diversos tipos.

Estilo de vida

Confira os principais motivos para os sucos frescos serem uma constante no seu cardápio diário. Também conheça as melhores opções naturais para sua saúde!

Estilo de vida

É preciso saber que todas as pessoas cometem erros, porém, são poucas que são capazes de admiti-los. Confira 10 passos para aprender a perdoar!

Estilo de vida

O suco verde também é bom para as crianças. Muito consumido pelos adultos na busca pela boa forma, ele é rico em benefícios para alimentação infantil.

Estilo de vida

Os suplementos são velhos conhecidos de quem treina. Deseja entrar para esse mundo? Veja os 5 principais e suas indicações.

Estilo de vida

Para proteger de vez a saúde cardiovascular, confira 3 receitas de suco rosa que deixam o seu dia a dia ainda mais saboroso e refrescante!

Estilo de vida

Está com dor de cabeça? Antes de tomar remédio, veja as 5 dúvidas sobre medicamentos para cefaleias e enxaquecas e lembre-se de consultar um médico

Estilo de vida

O morango está cheio de nutrientes, favorece a beleza e beneficia a saúde, prevenindo câncer e problemas cardiovasculares.