5 dicas para cuidar de bebês prematuros

Seu filho nasceu antes da hora? Não se preocupe! Bebês prematuros, através de estímulos corretos, se desenvolvem de maneira plena!

- Com alguns estímulos, o bebê prematuro se desenvolve de forma plena | FOTO: Shutterstock

Pesquisas recentes comprovam que, apesar das taxas atuais de sobrevivência dos bebês prematuros excederem os 85%, estima-se que 50% a 70% dessas crianças desenvolvem disfunções, incluindo cognitivas, comportamentais e atrasos no desenvolvimento sócio-emocional, motor e da linguagem. Esses problemas persistem até a vida adulta e impactam de forma significativa no aumento da incidência de transtornos e alterações psicopatológicas da infância na atualidade. Pensando nos pais e profissionais que lidam com a prematuridade, a psicóloga Ana Paula Magosso Cavaggioni, da Clia Psicologia, Saúde & Educação, desenvolveu o livro Bebê Prematuro: Atenção e Cuidados, pela editora Writers, e dá dicas para você.

UTI Neonatal para bebês prematuros

Ana explica que há vários graus de prematuridade, dependendo do tempo de gestação em que se dá o parto. “Muitos deles necessitam, assim que nascem, de internação em UTI Neonatal, o que dificulta o estabelecimento do vínculo inicial com os pais, fundamental para a desenvolvimento do bebê. Além disso, trata-se de um ambiente que não atende às necessidades do bebê para um desenvolvimento – apenas para sobrevivência -, deixando consequências até a vida adulta”, explica. Atualmente, existem recursos que nos permite identificar esses sinais de risco desde 15 dias de vida do bebê.

Há sequelas em bebês prematuros?

Ana conta ainda que alguns bebês prematuros têm alta sem aparentar maiores complicações, como é o caso dos termos tardios (nascidos de 41 a 41 semanas e 6 dias) ou termos precoces (nascidos de 37 a 38 semanas e 6 dias). Mas a psicóloga alerta: “pesquisas mostram que estes também apresentam sequelas de prematuridade que se manifestam em seu desenvolvimento de várias formas, em problemas de saúde como alergias, asma, problemas respiratórios, intolerâncias alimentares. Além de problemas motores, de linguagem, cognitivo e comportamentais”.

mãe com bebê de óculos e celular na mão

Fique atenta para saber os sinais que seu bebê prematuro dá | FOTO: Shutterstock

Dicas para as mães de bebês prematuros

  1. Mantenha a maior proximidade possível do seu bebê, buscando conhecê-lo e compreender seus sinais comunicativos.
  2.  Busque apoio emocional na rede de apoio familiar e em profissionais da psicologia, fundamental para auxiliar com medos, angústias e ansiedades naturais nesse momento, mas que podem interferir negativamente na relação com o bebê.
  3. A mãe é aquela mais habilitada a conhecer e compreender as necessidades e sentimentos do bebê, mesmo que o conhecimento científico seja médico. É importante que você confie no que conhece e percebe de seu bebê.
  4. Mantenha em mente que o papel do pai é fundamental e permita que ele o exerça.
  5. Garantir que o bebê possa ser acompanhado interdisciplinarmente em seu desenvolvimento pode minimizar o cuidado superprotetor, muitas vezes desenvolvido a partir do nascimento prematuro, além de garantir que sinais de risco serão identificados e tratados precocemente.

LEIA TAMBÉM:

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência