ESTILO DE VIDA

Sem açúcar, mas com afeto! Confira 5 dicas para cortá-lo da sua dieta!

Retirar o açúcar da dieta de um dia para o outro não é fácil. Porém, é possível reduzir seu consumo com medidas práticas no dia a dia. Confira!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/09/2016 às 19:16
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Retirar o açúcar da dieta de um dia para o outro não é nada fácil – nem recomendado. Porém, é possível reduzir seu consumo com medidas práticas no dia a dia. “Não existe consumo saudável ou recomendável para o açúcar. A orientação que podemos dar é: consuma o mínimo possível”, indica a nutricionista Patricia Davidson. Do café da manhã à ceia, faça boas escolhas e ganhe mais saúde!

Mulher, cansada, comendo, doce, maçã, indecisa

Foto Shutterstock.com

1 – Comece devagar

Qualquer alimento que seja retirado da alimentação de repente pode provocar uma espécie de abstinência, que levará a um posterior abuso no futuro. Em especial no caso do açúcar, que pode provocar dependência, o ideal é retirá-lo gradativamente. Limitar o consumo para um ou dois dias da semana é uma boa dica. Deixe as gostosuras mais calóricas apenas para os dias escolhidos. Mas não vale comer uma caixa inteira de bombons – uma porção pequena já sacia a vontade e é suficiente para o prazer sem arrependimento.

2 – Escolha certa

O açúcar refinado é o pior tipo, já que não contém nenhum nutriente e muita caloria. Assim, quando for inevitável usar o ingrediente, opte pelas versões menos refinadas, como o mascavo e o demerara.

3 – Lanches saudáveis

Os momentos de pausa para o lanche entre as principais refeições não precisam ser regados com bolachas, bolos e afins. Prefira opções mais saudáveis, como castanhas e frutas secas. Práticas, podem ser guardadas na gaveta do trabalho ou na bolsa, e têm o bônus de serem fontes de nutrientes.

Saiba mais:

Diabetes infantil: saiba o que os pais podem fazer!

Sal marinho: é mais saudável porque contém menos sódio

4 dicas para ter uma alimentação equilibrada

4 – Doce saudável

Se for inevitável adoçar uma bebida ou um prato, prefira o mel. Natural, é fonte de minerais e não contém substâncias químicas, como o açúcar refinado, por exemplo. Mas cuidado com a quantidade: ele é muito calórico.

5 – Sucos de verdade

Sucos de caixinha são ricos em açúcar. Na realidade, muitos nem são chamados de suco, pois possuem pouca quantidade da substância natural. A maioria leva o nome de néctar, devido a grande presença de açúcar. Por isso, o ideal é optar por sucos naturais.

Consultoria Patrícia Davidson, nutricionista