ESTILO DE VIDA

5 curiosidades sobre as varizes: entenda o que elas são, como aparecem e se há tratamento!

Elas nada mais são do que pequenas veias e podem causar incômodo. Mas você sabia que há como tratá-las? Confira, a seguir, os principais tipos de varizes e algumas curiosidades sobre o assunto que podem servir de prevenção!

None
A hereditariedade é um dos principais fatores do aparecimento das varizes. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/02/2018 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Elas são mais comuns do que imaginamos. Visíveis nas coxas, pernas e até nos pés, as varizes podem causar prurido (coceira), dor, inchaço, sensação de peso, queimação na região afetada. De acordo com o  cirurgião vascular Luis Ricardo Salles, a hereditariedade é um dos principais fatores que explica o aparecimento da doença. Quer saber mais sobre o assunto? Confira 5 curiosidades sobre as varizes!

Elas são diferentes

É preciso ressaltar que existem diversos tipos de varizes. Entre as mais comuns estão: ‘dilatadas e tortuosas’ (veias denominadas tecnicamente como varizes), ‘aparentes e com tonalidades azuladas ou esverdeadas’ (veias consideradas como microvarizes) e ‘fininhas’ (com diâmetro menor que 1mm são chamadas de telangectasias, vasinhos).


Não há idade mínima ou máxima. Entretanto, as mulheres estão mais propensas a sofrer com varizes, uma vez que as alterações hormonais relacionadas ao ciclo menstrual e a gravidez são responsáveis pelo surgimento de tais alterações. Pessoas classificadas como sedentárias, ex-fumantes, obesas e em tratamento de reposição hormonal estão propensos a sofrer com as varizes.


Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Luis Ricardo Salles, diretor médico e cirurgião vascular da Clínica Megamed

LEIA TAMBÉM: