ESTILO DE VIDA

Meditação: confira 5 incríveis benefícios dessa técnica!

A meditação envolve diversas áreas cerebrais colaborando para o bem-estar integral do organismo. A seguir, confira 5 benefícios incríveis dessa prática!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2016 às 11:00
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A meditação envolve diversas áreas cerebrais que colaboram para o bem-estar integral do organismo. É uma maneira leve e gostosa de adquirir mais qualidade de vida independente da situação enfrentada. A seguir, confira 5 benefícios dessa prática.

mulher meditando

Foto iStock.com/Getty Images

1. Deixa você mais feliz

“Como a psicóloga PhD em Neurociências e diretora da MindSpace Clinic, Sarah Roberts, exemplifica, ‘é sublime poder sentir a água correr pelas costas durante o banho da manhã; é gratificante poder ouvir o filho descrever o seu dia sem ficar olhando para ele e pensando na lista de coisas a fazer. O exercício do foco no momento presente nos protege de passar o tempo todo no passado, ou ruminado sobre o futuro, ou inventando situações hipotéticas provocadoras de ansiedade’”, indica o neurologista Martin Portner. Tal mecanismo é capaz de reduzir a diferença entre o que somos e o que desejamos ser, aliviando o desconforto psicológico, conduzindo a momentos mais felizes.

2. Melhora as relações interpessoais

“Uma pesquisa realizada no Wake Forest Baptist Medical Center, Carolina do Norte, ensinou meditação a voluntários e suas atividades cerebrais foram monitoradas antes e depois das sessões. Foi constatada uma diminuição da atividade da região denominada amígdala [cerebral], responsável por regular as emoções, e houve uma redução dos níveis de ansiedade em cerca de 39%”, comenta Roberto Debski. Tal fato comprova que a meditação favorece o equilíbrio emocional, assim, a conexão com os outros acontece com menos interferências.

3. Melhora atenção, concentração e ajuda a controlar melhor o tempo

“Meditar é educar a mente. Quando aprendemos que a mente é parte da gente, mas não somos nós, conseguimos mergulhar num autoconhecimento profundo”, observa a terapeuta vibracional e mestre em Reiki, Andrezza Ferrari. Para a profissional, a partir desse momento, a prática leva ao domínio da mente ao ponto de trazer mais foco e concentração, afetando a forma como organizamos nosso tempo.

SAIBA MAIS

Yoga controla a ansiedade e protege o coração

Pilates na terceira idade traz vantagens à saúde

5 dicas incríveis para relaxar de verdade!

4. Promove consciência ecológica

Ao meditar regularmente, você amplia a consciência, traz a sensação de conexão e compaixão, não só com os outros, mas com a natureza. “Pessoas que meditam com frequência estão mais conectadas à natureza, inclusive sendo o local de escolha para práticas de meditação”, salienta Roberto Debski.

5. Reduz problemas do coração

De acordo com a Associação Americana do Coração, meditar regularmente diminuiu em cerca de 47% o risco de infarto do miocárdio em adultos, que tinham, em média, 59 anos – acompanhados de 2000 a 2009.

Consultoria Roberto Debski, psicólogo, coaching, trainer em Programação Neurolinguística e orientador de grupos de meditação; Martin Portner, neurologista;  Andrezza Ferrari, terapeuta vibracional e mestre em Reiki