Conheça 5 benefícios da berinjela para turbinar sua saúde

Veja quais são os principais benefícios da berinjela para o organismo e aposte no vegetal para afastar possíveis problemas!

None
As grande quantidade de fibras é apenas um dos muitos benefícios da berinjela para a saúde. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/03/2017 às 13:09
Atualizado às 13:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você é um grande apreciador da berinjela? Então, pode comemorar! É que além de saborosa, ela também carrega consigo vários nutrientes capazes de proteger o organismo. E o melhor é que ela é bastante versátil, podendo ser consumida em forma de patê, salada, antepasto, prato principal, entre tantas outras opções. Quer mais motivos para acrescentar o vegetal na sua rotina alimentar e desfrutar de todos os benefícios da berinjela? Basta ler o texto abaixo e aproveitar!

são inúmeros os benefícios da berinjela para a saúde

As grande quantidade de fibras é apenas um dos muitos benefícios da berinjela para a saúde. FOTO: iStock.com/Getty Images

1. Muitas vitaminas

A berinjela é fonte de vitaminas A, B1, B2, B5 e C, sendo que a vitamina A é famosa pelo seu poder antioxidante. Em outras palavras, ela é capaz de combater a ação dos radicais livres, que são temidos porque, quando em excesso, aceleram o desgaste natural do organismo por conta da idade, levando ao surgimento de tumores, por exemplo. Dessa forma, o consumo da berinjela — e outros alimentos que possuem as cores vermelha, azul e roxa — afasta o risco de câncer.

2. Trânsito intestinal

A berinjela é riquíssima em fibras e 90% da sua composição é representada pela água. ”Essas duas características fazem desse alimento um ótimo aliado contra a prisão de ventre, pois as fibras aumentam o volume do bolo fecal e melhoram o movimento intestinal”, conta a nutricionista Marcela Sansone.

3. Coração protegido

Sabia que o elemento que dá a coloração tão característica da berinjela – o roxo – é chamado de flavonoide? Mas essa substância vai além de conceder cor, uma vez que ela protege a saúde do coração. “Os flavonoides possuem ação preventiva na saúde desse órgão, previnem o surgimento de doenças cardiovasculares e o envelhecimento celular”, complementa a profissional.

4. Na luta contra as gordurinhas

A fama de ser anti gordura surgiu graças à sua casca e à grande quantidade de potássio, que estimulam a produção da bile, impedindo que os pneuzinhos sejam estocados, principalmente na região abdominal – a famosa barriguinha! “A perda de peso varia de pessoa para pessoa, pois cada organismo responde de uma maneira, por conta de fatores como sexo, idade, doenças e genética. Mas o que influencia mesmo é a força de vontade e o autocontrole.

5. Mais força!

A berinjela ainda tem em sua composição nutrientes importantes para a boa forma. É o caso do cálcio. O mineral tem o poder de frear a absorção de gordura vinda dos alimentos, pois bloqueia enzimas envolvidas na formação dos adipócitos, células que armazenam gordura. “Apesar da fama de leite e derivados, o cálcio dos vegetais possui maior biodisponibilidade e são tanto ou mais ricos em cálcio do que o leite”, alerta Cláudia.

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Andréia Manetti Previero e Marcela Sansone, nutricionistas; Cláudia Moraes, consultora em nutrição

LEIA TAMBÉM: