5 alimentos que auxiliam na saúde do coração!

Conheça os cinco alimentos diferentes que além de serem gostosos, ajudam o coração na prevenção das doenças cardiovasculares

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/11/2016 às 11:38
Atualizado às 11:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma alimentação correta é essencial para o bom funcionamento do coração. “A saúde cardíaca e do aparelho circulatório depende de uma dieta saudável e balanceada, contendo uma grande variedade de alimentos”, salienta a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

Alimentos que contenham gorduras boas diminuem os riscos de acidentes cardiovasculares, por isso, confira as 5 melhores opções e mantenha seu coração batendo cada vezmais forte!

Alimentação saudável coração

Foto: Shutterstock

1. Linhaça

Fonte das gorduras insaturadas ômega 3 e 6, a semente que vem do linho reduz o colesterol total e o ruim (LDL), e aumenta o bom (HDL). É capaz de prevenir a formação de placas de gorduras que podem causar infarto. As substâncias também ajudam a regular a pressão arterial. “Também têm ação anti-inflamatória e, por isso, podem ser usadas no tratamento de artrite e dermatite”, diz a nutricionista Lilian Speziali.

2. Abacate

As gorduras do bem (ômega 6 e 9) presentes na fruta atuam contra o mau colesterol (LDL). Além disso, uma das funções do ácido fólico (vitamina B9), encontrado no abacate, é a de proteger o sistema cardiovascular.

3. Peixes de águas frias

A carne de peixe é considerada uma das mais saudáveis. Os ômegas 3 e 6 são os responsáveis pelos benefícios ao coração.”Já é comprovado cientificamente que os peixes são aliados contra doenças do coração. Eles possuem ácidos graxos essenciais que atuam na redução de triglicerídeos, melhoram a função imunológica e são anti-inflamatórios”, conta a nutricionista Carolina Marques.

4. Chocolate amargo

A versão com maior percentual de cacau possui menor quantidade de gorduras e calorias. “O chocolate amargo, com mais de 70% de cacau, é rico em antioxidantes, entre eles os polifenois que, devido as suas propriedades, combatem os efeitos dos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares”, finaliza a nutricionista Greice Caroline Baggio.

5. Maçã

Um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, constatou que o consumo diário de maçã melhora a saúde cardíaca. Quem consumiu a fruta diariamente, ao longo de trinta dias, reduziu em até 40% os níveis de colesterol ruim (LDL). Dessa maneira, o risco de doenças cardiovasculares e acúmulo de gordura nas artérias, é reduzido. A quercetina, também encontrada na maçã, evita a formação de coágulos sanguíneos.

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; Carolina Marques, Greice Caroline Baggio eLilian Speziali, nutricionistas

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.