ESTILO DE VIDA

5 melhores alimentos que ajudam a proteger o coração

Uma alimentação equilibrada é capaz de prevenir problemas relacionados ao coração. Veja quais são os melhores alimentos para protegê-lo.

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Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 00:25
Atualizado às 21:00

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Para proteger o coração de futuras doenças, o ideal é investir em uma alimentação equilibrada, com todas as classes alimentares – porém, sem excessos, ok?! No entanto, alguns alimentos, especialmente aqueles que contêm gordura boa, são ainda mais eficazes na prevenção de doenças cardíacas. Confira em quais você pode investir!

sementes de linhaça

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Linhaça

Fonte das gorduras insaturadas ômega 3 e 6, a semente que vem do linho reduz o colesterol total e o ruim (LDL), e aumenta o bom (HDL). É capaz de prevenir a formação de placas de gorduras que podem causar infarto. As substâncias também ajudam a regular a pressão arterial. “Também têm ação anti-inflamatória e, por isso, o coração podem ser usadas no tratamento de artrite e dermatite”,diz a nutricionista Lilian Speziali.

Abacate

As gorduras do bem (ômega 6 e 9) presentes na fruta atuam contra o mau colesterol (LDL). Além disso, uma das funções do ácido fólico (vitamina B9), encontrado no abacate, é a de proteger o sistema cardiovascular.

abacate

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Receita:

Creme de abacate energético
Culinarista Ângela Cardoso
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 10 min
Ingredientes:
*Polpa de 2 abacates maduros
*1 copo (200ml) de leite desnatado
*1/2 xícara (chá) de mel n Suco de 1 limão
*2 xícaras (chá) de granola n Mel a gosto para regar
Modo de preparo
No liquidificador, bata todos os ingredientes, menos a granola. Em uma taça, monte camadas de creme de abacate e de granola, finalizando com granola. Regue com mel e sirva em seguida.

Peixes de águas frias

A carne de peixe é considerada uma das mais saudáveis. Os ômegas 3 e 6 são os responsáveis pelos benefícios ao coração.”Já é comprovado cientificamente que os peixes são aliados contra doenças do coração. Eles possuem ácidos graxos essenciais que atuam na redução de triglicerídeos, melhoram a função imunológica e são anti-inflamatórios”, conta a nutricionista Carolina Marques.

Chocolate amargo

A versão com maior percentual de cacau possui menor quantidade de gorduras e calorias. “O chocolate amargo, com mais de 70% de cacau, é rico em antioxidantes, entre eles os polifenois que, devido as suas propriedades, combatem os efeitos dos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares”, finaliza a nutricionista Greice Caroline Baggio.

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Maçã

Um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, constatou que o consumo diário de maçã melhora a saúde cardíaca. Quem consumiu a fruta diariamente, ao longo de trinta dias, reduziu em até 40% os níveis de colesterol ruim (LDL). Dessa maneira, o risco de doenças cardiovasculares e acúmulo de gordura nas artérias, é reduzido. A quercetina, também encontrada na maçã, evita a formação de coágulos sanguíneos.