ESTILO DE VIDA

Conheça 5 alimentos inflamatórios e fuja deles!

Os alimentos inflamatórios podem causar sérias inflamações no organismo, como colite e artrite. Conheça quais são e fuja deles!

None
Foto Stela Handa/Colaboradora

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/09/2016 às 20:30
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A alimentação é fator determinante na saúde do organismo. Entre os poderes das refeições saudáveis está o de desinflamar o organismo. Ou seja: você ingere os nutrientes necessários para criar uma defesa contra as inflamações e, assim, garantir mais saúde. O problema é que, da mesma maneira que ela pode auxiliar nessa barreira, a alimentação, quando inadequada, pode causar inflamações no organismo. Aí surgem as doenças inflamatórias, como artrites (inflamação nas artérias) e colites (inflamação no intestino), por exemplo. E para fugir da categoria inflamatória, você deve conhecer os alimentos. Confira!

pão de casa com margarina

Foto Stela Handa/Colaboradora

Margarina

O perigo está no fato de que o alimento abriga gorduras trans e saturadas. “Elas (esses tipos de gorduras) provocam inflamação ao danificar as células que revestem os vasos sanguíneos, irritando a parede intestinal e aumentando a resposta inflamatória do organismo”, indica a nutricionista Maria Caroline de Azevedo e Souza Netto.

Pães brancos

“Esse e outros produtos feitos com farinha refinada aumentam a inflamação”, aponta a nutricionista Regina Moraes Teixeira. Muito comum no dia a dia dos brasileiros, não é necessário eliminá-lo do cardápio, mas consumi-lo com moderação.

Bolachas

Muitos tipos são ricos em açúcar e gorduras trans e saturadas. E a atenção deve ocorrer também quanto aos produtos que prometem ser mais saudáveis. Olhar o rótulo é regra na ida ao supermercado!

 Leia também:

Bebidas alcoólicas

Por serem consideradas inflamatórias, devem ser consumidas em quantidades moderadas. A ingestão excessiva de álcool em longo prazo também pode colaborar para o surgimento de doenças, como a cirrose hepática (dano crônico no fígado).

Refrigerantes

Apresentam elevada quantidade de açúcar. “O consumo em excesso aumenta a resposta inflamatória corporal”, relata a nutricionista Maria Caroline.

Consultoria Maria Caroline de Azevedo e Souza Netto, nutricionista; Regina Moraes Teixeira, nutricionista