Inchaço: 5 melhores alimentos para combater o mal

Consultamos especialistas que indicaram os 5 melhores alimentos que ajudam a combater o inchaço para você possa se sentir mais leve e afinar a silhueta!

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Imagem: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/07/2016 às 18:30
Atualizado às 21:02

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inchaço, que também é conhecido como edema, é o resultado do aumento de líquido no espaço entre as células do corpo, o que faz com que elas fiquem mais afastadas umas das outras, prejudicando o transporte dos nutrientes. “As principais causas de inchaço na região abdominal normalmente são derivadas da flatulência e da retenção de líquidos no nosso organismo”, explica a nutricionista Paula Castilho. Uma recomendação importante para aliviar o desconforto é apostar em alimentos saudáveis, como frutas,verduras e legumes, que contêm grande quantidade de fibras, que colaboram para a diminuição do acúmulo de água.

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Conheça as principais causas do inchaço

Confira a seguir as 5 melhores opções para aliviar o inchaço!

• Melancia: possui bastante água, vitaminas do complexo B, licopeno, betacaroteno, luteína, zeaxantina e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Auxilia na eliminação de água pelo organismo e o ideal é ingerir 1 fatia média ao dia.

• Abobrinha: apresenta elevado teor de vitamina B1, proporcionando um melhor funcionamento intestinal e atuando como um poderoso diurético. É um alimento perfeito para quem quer emagrecer, pois é delicioso, barato e anti-inchaço!

• Alface: rica em vitaminas A, B, C e E, minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio e zinco, além de fibras, conserva a saúde da pele e das mucosas, dá resistência aos vasos sanguíneos e age contra o acúmulo de toxinas. A porção diária recomendada é de 1 prato (sobremesa).

• Chuchu: por possuir bastante água em sua composição, o legume tem poder diurético. Consuma 1/2 xícara (chá) de chuchu cozido por dia.

• Ameixa seca: com efeito laxativo, essa fruta é ótima para combater a prisão de ventre e o inchaço, além de ser capaz de possibilitar uma maior mobilidade da parede intestinal, favorecendo a digestão. Por possuir somente 46 calorias a cada 100g da fruta, torna-se uma excelente escolha de lanche entre as refeições.

Consultoria Paula Castilho, nutricionista

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