4 hábitos para começar depois do Carnaval

Quem nunca ouviu por aí que o ano do brasileiro só começa depois do Carnaval, hein? Confira hábitos para implementar no seu dia a dia

Começar a ler aquele livro guardado na gaveta já é um bom começo
Começar a ler aquele livro guardado na gaveta já é um bom começo - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 02/03/2022 às 12:00
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quarta-feira de Cinzas, não é mesmo? Depois desses quatro dias em casa aproveitando o Carnaval, nada melhor do que começar o ano de fato. Muita gente se aproveita do ditado popular de que "o ano do brasileiro só começa depois do Carnaval" para adiar aqueles planos e metas prometidas lá no Ano Novo... Por isso, que tal aproveitar que agora o seu ano de fato começou para implementar alguns hábitos, hein?

Pois é! Existem teorias de que para uma nova atitude se torne um hábito, ela precisa ser realizada diariamente por 21 dias. E por que não aproveitar agora? Estamos no início do mês, o Carnaval já passou e não tem para onde correr! 

Vale lembrar que, para implementar um hábito no seu dia a dia, é necessário que ele faça algum sentido dentro daquilo que você possui como rotina, viu? Se você já possui aquelas promessas de ano novo que estavam paradas, vale a pena pegar este momento para dar continuidade. Mas se você não possui ideia de como começar, vamos te dar um empurrãozinho com 4 hábitos para começar agora! Confira:

Mulher praticando yoga em casa
Para que uma atividade se torne um hábito, é necessário uma repetição diária de pelo menos 21 dias (Foto: Shutterstock)

1. Começar uma atividade física

Não é segredo para ninguém que uma vida mais saudável exige a prática de atividades físicas! E bastam poucos minutos para que essa prática faça a maior diferença na sua saúde e no seu dia a dia. Contudo, por que não encontrar A SUA atividade física?

Muita gente opta pelo básico, que é a musculação e acaba não se adaptando a essa prática. Porém, a atividade física vai muito além disso. Existem vários tipos de dança, a corrida, lutas, yoga e até mesmo aqueles 15 minutos de bicicleta. Esse é um ótimo momento para testar diversas dessas atividades e entender qual a melhor para você, dentro daquilo que você considera interessante como um esporte!

2. Utilizar menos o celular

Você sabia que, de acordo com uma pesquisa, os brasileiros são os que mais passam tempo por dia utilizando o celular dentre todas as outras nacionalidades? Sim, isso é verdade. E dentre os aplicativos mais utilizados, estão o TikTok e o WhatsApp. 

O problema é que, a longo prazo, esse é um hábito que prejudica muito a vida de todos. Então, esse é um ótimo momento para aproveitar e realizar aquele detox de celular. Isso não significa que você precisa abandonar tudo de uma hora para a outra, mas impor limites. Você pode, por exemplo, começar interrompendo o uso de smartphones uma hora antes de dormir para que ele não afete o seu sono. 

3. Ler mais!

Complementando o hábito do celular, essa é uma ótima substituição para ocupar essa uma horinha antes de dormir, viu? 

De acordo com estudos, os brasileiros leem apenas 2 livros por ano, o que é muito pouco quando comparado a outros países. E por ser uma ótima forma de absorver conhecimento e de diversão, esse é um hábito saudável mais que recomendado. 

Por isso, tire aquele livro da gaveta que você está enrolando há muito tempo para ler!

4. Cuidar melhor da alimentação

Outro hábito que influencia diretamente na sua qualidade de vida é a alimentação. Com a popularização do delivery, muita gente acabou transformando dessa exceção um hábito diário. O problema é que, com o tempo, além de afetar a sua saúde, os lanches também mexem diretamente com o seu bolso!

Você pode começar a melhorar a sua alimentação através da criação de receitas gostosas e saudáveis, mudando um pouco os seus lanches e fazendo uma verdadeira readequação. Você pode começar limitando o número de pedidos por mês, o que já é um ótimo começo para quem precisa cuidar melhor da alimentação, né?!

Curtiu as dicas? Desde já desejamos uma boa sorte para você que quer mudar. Ah, e nada de desistir pelo caminho, viu?!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.