Connect with us

O que você está procurando?

Decidiu cortar o glúten do cardápio? No início pode ser assustador, mas a verdade é que existem inúmeras maneiras de fugir dele. Confira 5 dicas!
- Foto Shutterstock.com

Você sabe como cortar o glúten da alimentação? Confira!

Decidiu cortar o glúten do cardápio? No início pode ser assustador, mas a verdade é que existem inúmeras maneiras de fugir dele. Confira 5 dicas!

Cortar o glúten da alimentação, a princípio, assusta. Tantos ingredientes comuns das prateleiras, como farinha de trigo e aveia, e que são matéria-prima de receitas do nosso dia a dia devem ser substituídos. Mas o susto inicial dá lugar a uma sensação de alívio e bem-estar, principalmente para celíacos, que não podem de forma alguma consumir o glúten. E pode ser bem fácil escapar desse problema. Confira!

Farinha de trigo, milho, aveia, farelo

Foto Shutterstock.com

1 – Mude sua rota

A melhor forma de despistá-lo é cortar da alimentação o famoso pão francês e outros alimentos que são desenvolvidos a partir do trigo, da aveia, da cevada e do malte. “A melhor opção para substituir é a tapioca, isenta de glúten, sendo uma excelente opção para o café da manhã ou como pré-treino para atletas de alta performance”, indica Amanda Matos, nutricionista. Para resolver o problema da falta de fibras dessa opção, você pode acrescentar farelo de chia ou linhaça.

2 – Encontre aliados

Sabe aquela farinha de trigo que você usava para tudo? Dá para trocá-la sem problema algum! Polvilho doce ou azedo, fubá, farinha de arroz, amora, amaranto, chia e fécula de batata são algumas das alternativas.

3 – Apague o rastro

Dá para viver sim sem o macarrão e a lasanha tradicional sem perder o sabor. Amanda ensina: “combine a farinha de arroz com a fécula de batata e o polvilho doce. Para quem gostar, a quinoa também pode ser adicionada na mistura”. E tem mais! A nova receita não tem perda nutricional, pois contém fibras e regula o trânsito intestinal.

Leia também:

4 – Atenção aos rótulos!

Apesar de alguns ingredientes originalmente não conterem glúten, é necessário checar sempre se levam ou não o elemento na composição. Durante o processo de industrialização, é possível que haja a contaminação pelo glúten, daí a indicação no rótulo. “No caso do pó de café, ele pode estar misturado com cevada, para aumentar a quantidade na embalagem. Evite tomar café onde você não saiba a marca do produto. Procure os cafés que possuem o selo de pureza da ABIC”, recomenda.

5 – Esteja consciente

Bebidas álcoolicas também podem conter a substância, caso da cerveja e do whisky, originários da cevada e do malte. Para o consumo prefira alternativas isentas de glúten, como: vinho, aguardente de cana, rum, vermute, conhaque e quentão. Mas sempre com moderação, ok?

 

 

Consultoria Amanda Matos, nutricionista

Advertisement

Estilo de vida

Pedra no rim é um problema que pode ser evitado por meio da alimentação e da ingestão de água regularmente. Confira os sintomas!

Estilo de vida

Atividades físicas devem fazer parte da rotina do diabético, porém precisam de uma carga extra de atenção. Confira quais os cuidados necessários!

Estilo de vida

A leucemia é uma doença maligna do sangue, um tipo de câncer, que tem como principal característica o acúmulo de células jovens na medula óssea.

Estilo de vida

Para fugir das pedras no rim, a melhor solução é se preocupar com a alimentação. Isso mesmo, você precisa se atentar ao que come. Veja algumas dicas!

Estilo de vida

O estresse é uma alteração do organismo quando as pessoas estão diante de algo muito novo ou extremamente desgastante; saiba como evitar o exagero desse sentimento.

Estilo de vida

Você não precisa ir à um estúdio para praticar yoga! Veja os equipamentos necessários e escolha seu lugar preferido: casa, parque, praia... você decide!

Estilo de vida

Para manter uma refeição saudável é preciso seguir um cardápio. Por isso, consulte um profissional que lhe dará instruções. Confira algumas dicas!

Estilo de vida

Vegetarianos costumam seguir um cardápio bem diversificado. Para que o organismo não sinta falta de nada, saiba quais são os nutrientes essenciais!