Connect with us

O que você está procurando?

Você não precisa ir à um estúdio para praticar yoga! Veja os equipamentos necessários e escolha seu lugar preferido: casa, parque, praia... você decide!
- Foto Shutterstock.com

Yoga: saiba o que você precisa para aderir à técnica!

Você não precisa ir à um estúdio para praticar yoga! Veja os equipamentos necessários e escolha seu lugar preferido: casa, parque, praia... você decide!

Você não precisa ir a um estúdio para praticar yoga: um espaço reservado, roupa confortável e disposição são os itens essenciais para pôr em prática os fundamentos da prática. Com acompanhante ou sozinho, o ideal é se voltar para seu interior e buscar o máximo equilíbrio entre os corpos. Confira o que você precisa para praticar yoga em casa, no parque ou na praia!

mulher praticando yoga

Foto Shutterstock.com

Equipamentos

Não é preciso muito para meditar e praticar os ásanas em casa. No entanto, alguns componentes ajudam a deixar a prática mais confortável e segura.

Colchonete: essencial para realizar as posições de forma mais confortável, o colchonete também contribui para a segurança, já que alguns movimentos podem levar à queda, evitando, assim, que se machuque. Há também a opção de usar o tatame, maior e não tão prático como o colchonete, mas indicado para quem tem seu lugar reservado na casa para os momentos de yoga.

Espelho: um espelho grande pode ajudar a supervisionar os movimentos, evitando execuções erradas.

Música: há quem prefira fazer no silêncio, ouvindo somente os sons do corpo, mas para quem aprecia uma música de fundo, a dica é escolher a que mais goste e lhe deixe confortável. Mantras, músicas indianas ou qualquer outro estilo são bem-vindos.

Incenso: outro item opcional. Há quem afirme gostar do aroma para se concentrar e ficar mais relaxado, já outras pessoas o dispensam. Vai do gosto pessoal.

Leia também:

Vestimenta

Na hora de escolher o que vestir é preciso ter em mente que o yoga é um momento de bem-estar, de movimento do corpo e, por isso, pede uma roupa confortável e que não prejudique os movimentos dos exercícios.

Leggings, bermudas e shorts: opte por  peças próprias para atividades físicas, feitas com materiais leves. Não devem ser muito largos, pois dificultam a observação dos movimentos, nem muito apertados, para não prejudicar a circulação do sangue.

Camiseta e regata: da mesma forma que as calças e bermudas, as camisetas e regatas devem ser de material leve e nem apertada, nem muito larga.

Nos pés: o ideal é estar descalço para deixar o corpo mais livre e em contato com as outras partes do corpo. No entanto, pode-se usar meias antiderrapantes.

Adereços: brincos grandes, anéis, pulseiras e colares devem ser evitados, pois podem enroscar na roupa ou distrair a atenção, atrapalhando os exercícios. O ideal é prender o cabelo de forma confortável.

Tops: no caso das mulheres, evite usar sutiãs, que podem machucar. Tops do estilo nadador são a melhor opção, pois dão sustentação aos seios e são confortáveis.

Busque orientação!

Antes de iniciar o yoga é imprescindível buscar orientação de um profissional. Somente ele é capacitado para passar as informações corretas da forma de respirar, meditar e fazer os ásanas. Ficar repetindo uma posição errada a vida inteira, por exemplo, pode ser prejudicial. Por isso, é importante frequentar uma aula, pelo menos uma vez na semana, onde o professor irá colocar o corpo em alinhamento. “É importante ter um instrutor qualificado que possa auxiliar semanalmente o praticante. Em casa, sozinho, podem-se cometer erros. No caminho do yoga é de suma importante um mestre para tirar suas dúvidas e guiá-lo de forma correta”, destaca Patrícia.

 

 

Texto Natália Negretti | Consultoria Patrícia de Abreu Burgo, instrutora de yoga; Marina Engler, instrutora de yoga

Advertisement

Estilo de vida

Para manter uma refeição saudável é preciso seguir um cardápio. Por isso, consulte um profissional que lhe dará instruções. Confira algumas dicas!

Estilo de vida

Vegetarianos costumam seguir um cardápio bem diversificado. Para que o organismo não sinta falta de nada, saiba quais são os nutrientes essenciais!

Estilo de vida

Para sua falta de sono ser considerada um distúrbio de insônia, são necessários exames clínicos. Confira como é feito o diagnóstico!

Estilo de vida

Defendida por alguns e atacada por outros, a realidade é que muito do que se consome vem da soja. Mas, afinal, ela faz bem ou não?

Estilo de vida

Os legumes devem ser consumidos diariamente. Se você ainda não tem o hábito de ingerir, confira 5 dicas para incluí-los de vez na sua alimentação!

Estilo de vida

A obesidade pode induzir ao aparecimento de outras doenças. Confira algumas dessas doenças que podem surgir quando você está acima do peso!

Estilo de vida

As saladas são indispensáveis no cardápio de quem busca melhorar a qualidade da alimentação. Elas dão ao organismo todos os nutrientes precisos. Confira!

Estilo de vida

O inchaço também pode aumentar os ponteiros da balança, além de causar desconfortos no organismo. Deseja acabar de vez com ele? Então siga essas 8 dicas!