Saiba quais são os 3 problemas mais comuns que afetam a próstata

Dentre os cuidados relativos à saúde masculina está a atenção à próstata. Confira quais são os 3 principais problemas que atingem a região e seus sintomas.

- Foto iStock.com/Getty Images

Dentre os principais cuidados relativos à saúde masculina está a atenção ao sistema reprodutor. Nele, a próstata merece destaque especial. Saiba os principais problemas que afetam essa região e deixe seu marido e filho cientes sobre os cuidados com a saúde.

homem com a mão na próstata

Foto iStock.com/Getty Images

Hiperplasia

A consequência do aumento da próstata é a crescente resistência na passagem da urina. “No início, a bexiga vai buscando mecanismos de compensação e trabalha sobrecarregada – a musculatura fica mais espessa. Mas quando o órgão não é mais capaz de superar a pressão, o paciente não consegue eliminar toda a urina. Assim, idas sucessivas ao banheiro provocam um grande transtorno”, diz Carlos Alberto Gobbo, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Urgência para urinar, dificuldade para controlar a vontade de ir ao banheiro, levantar uma ou duas vezes à noite para fazer xixi e jato urinário fraco, fino e demorado são sintomas da hiperplasia. Mas o urologista alerta que esse tipo de alteração ainda pode apontar para outras doenças, como o diabetes, no qual também ocorre uma diurese intensa. Por isso, a consulta a um especialista é indispensável.

Prostatite

“Trata-se de inflamações ou infecções na próstata, que causam dor ao urinar e na ejaculação”, explica o urologista. Geralmente, são causadas por bactérias e têm como ponto de partida outros problemas de saúde, como infecção urinária, doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), hemorroidas ou bactérias que chegaram ao sangue, por meio de inflamações bucais, por exemplo. Os sintomas costumam ser: ardência ou dor ao urinar, aumento da frequência urinária, dor na musculatura perineal (da região pélvica) e, às vezes, secreção na uretra. Alguns casos ainda podem apresentar febre, mialgia e dor abdominal. O diagnóstico é feito por meio de exame clínico e de urina, e o tratamento consiste na ingestão de anti-inflamatórios.

Leia também:

Câncer de próstata

A última das três patologias que podem afetar a próstata é o câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, esse tipo da doença é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Mais comum na terceira idade, 75% dos portadores têm mais de 65 anos e a ocorrência de cura é boa, sendo de 58% de sobrevivência igual ou superior a 5 anos, especialmente quando se descobre precocemente. Por isso, a prevenção é essencial.

 

 

Consultoria Carlos Alberto Gobbo, urologista e professor na Faculdade de Medicina na Universidade Estadual Paulista ( Unesp) | Fonte: www.institutopaulista.com.br e www.inca.gov.br

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência