ESTILO DE VIDA

3 maneiras diferentes de preparar seu chá gelado

Saiba como preparar corretamente o seu chá gelado e insira essa bebida deliciosa entre as suas principais refeições para perder alguns quilinhos

None
Foto: iStock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/08/2016 às 14:53
Atualizado às 14:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O chá gelado é tão saboroso quanto o quente e faz um super bem ao organismo. Isso porque você pode combinar diversos ingredientes e consumir entre as refeições para turbinar a saúde e, por que não, o emagrecimento. O chá gelado precisa ser preparado de forma mais concentrada, para evitar a perda de nutrientes importantes. Então, ao fazer o seu, use o dobro das plantas recomendadas no rótulo e, depois de coado, bata no liquidificador com pedras de gelo.

Chá gelado de limão no copo

Foto: iStock/Getty Images

 1. Infusão

É simples, ou seja, a mesma forma de preparo dos chás quentes, porém você deve deixar esfriar a bebida. “Prepare seu chá quente, de acordo com as instruções de quantidade de erva, temperatura da água e tempo de infusão. Retire a erva e coloque na geladeira”, ensina Daniele.

2. Ice brewing

Significa “fazer gelar”, conforme explica a pesquisadora. “Prepare seu chá quente, de acordo com as instruções de temperatura da água e tempo de infusão, mas dobre a quantidade de erva, para fazer um chá mais concentrado”, ressalta Daniele. Se não houver rótulo, use a proporção de 1 colher de chá para 100ml de água. “Sirva o chá concentrado em um copo com muito gelo. Ele vai gelar rapidinho e se diluir com a água do gelo”, afirma Daniele. Ou bata no liquidificador com 100g de gelo. Segundo ela, é o método mais rápido.

VEJA TAMBÉM:

Água de coco hidrata com poucas calorias

5 opções saudáveis para adoçar sem açúcar

Suchá: aposte nessa combinação para desinchar

3. Cold brewing

Daniele conta que este é o método mais prático, porém leva mais tempo. Você apenas coloca a erva na água gelada e deixa por algumas horas. “Não precisa se preocupar nem com temperatura da água e nem com tempo de infusão, porque você coloca a erva direto na água fria e não precisa se lembrar de tirar ela de lá”, garante. Se usar a água em temperatura ambiente, a especialista indica esperar 2 horas, se colocar na geladeira, deixe de 4 a 12 horas antes de tomar o seu chá. “Eu recomendo deixar na geladeira – e não em temperatura ambiente – nos dias mais quentes, porque seu chá gelado vai durar mais”, completa.

Texto: Larissa Faria | Consultoria: Daniele Lieuthier, especialista e designer de chás, chef de confeitaria e idealizadora e proprietária da marca de chás artesanais Caminho do Chá, de Curitiba (PR), caminhodocha.com.br