ESTILO DE VIDA

3 dicas para ter uma noite de sono tranquila

Alguns hábitos simples podem favorecer o sono saudável. Confira 3 dicas para adotar em sua rotina para garantir um sono tranquilo.

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/08/2016 às 18:52
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Algumas situações podem causar exaustão, mau humor e até estresse. Por isso, conseguir ter uma boa noite de sono é fundamental para começar o dia relaxado e bem-disposto. “Um sono tranquilo é um dos segredos para a longevidade, mas muitas pessoas têm dificuldade para consegui-lo. Algumas pequenas mudanças podem fazer esse momento prazeroso e relaxante”, explica Alice Amaral, nutróloga e especialista em medicina do esporte. Então, confira algumas dicas para dormir melhor:

mulher se espreguiçando

Foto Shutterstock.com

1. Defina horários

Manter um horário regular para se deitar é uma ótima forma de conseguir descansar com mais facilidade. “Lembre-se que cada hora dormida antes da meia-noite, equivale a duas horas após, ou seja, o ser humano foi criado para dormir enquanto está escuro. Fisiologicamente, o sono antes desse horário é mais saudável”, conta a profissional.

2. Desligue os eletrônicos

Desligar o celular e deixá-lo longe, de preferência em outro cômodo da casa, por exemplo, também é uma medida eficaz para dormir bem. Isso é indicado porque o uso desse tipo de aparelho pode ‘afastar’ o sono.

Saiba mais:

Saúde do bebê: veja 7 situações que costumam tirar o sono das mamães e saiba como evitar transtornos

Aparelhos eletrônicos prejudicam a saúde cerebral

Por que dormir faz bem para o corpo?

3. Ambiente ideal

Escurecer bastante o quarto é um hábito simples e bastante eficaz, pois é no escuro que a glândula pineal é ativada e consegue produzir melatonina, substância capaz de regular o sono. “Use cortinas com blackout para vedar a luz externa”, sugere a profissional. Além disso, utilizar a cama somente para dormir fará com que o cérebro sempre a associe ao sono. “Ao escolher um bom colchão e um bom travesseiro, que dão a sensação de conforto, o corpo consegue relaxar”, acrescenta Alice.

Texto Larissa Tomazini   Consultoria Alice Amaral, nutróloga e especialista em medicina do esporte