Connect with us

O que você está procurando?

A compulsão alimentar pode desencadear problemas como obesidade e diabetes. Confira 3 dicas que ajudam a combater o problema!
- Foto Shutterstock.com

Confira 3 dicas para combater a compulsão alimentar

A compulsão alimentar pode desencadear problemas como obesidade e diabetes. Confira 3 dicas que ajudam a combater o problema!

Quem tem compulsão alimentar não tem hora para comer: depois de almoçar, por exemplo, é capaz de consumir outros alimentos, mesmo não sentindo fome. E, com isso, diversos problemas podem surgir, como obesidade e depressão. Então, além do tratamento indicado por especialistas, é importante que o paciente conheça algumas técnicas que podem auxiliar no combate a esse distúrbio. Saiba quais são!

Mulher, morena, roupas pretas, chutando comidas calóricas

Foto Shutterstock.com

Na hora certa

Estipular horários para fazer as refeições é uma forma simples de controlar a compulsão, uma vez que, ao comer na hora pré-definida, a pessoa é movida por uma regra, não por fome. “Ao fazer as refeições no horário certo, ela também consegue comer somente o que foi estipulado. Enquanto, ao consumir alimentos por fome ou impulso, muitas vezes a pessoa opta por coisas mais calóricas e em quantidade maior que o necessário”, explica Liliane Oppermann, nutróloga.

Pegue leve nas dietas

Evitar regimes muito restritivos ou que excluam grupos de nutrientes, como os carboidratos, pode ser importante no combate à compulsão, pois uma dieta que inclua todos os nutrientes deixa o corpo em equilíbrio. “Um organismo equilibrado é o que a pessoa precisa para evitar estados compulsivos. Sem contar que quando privamos nosso corpo de um nutriente, ele utiliza de mecanismos compensatórios, que desencadeiam compulsão”, alerta a profissional.

Saiba mais:

Alimentos que promovem a saciedade e ajudam a emagrecer

Chocolate é indicado em quadros ansiosos. Veja outros alimentos recomendados

3 alimentos que ajudam a ganhar (e manter) massa magra

Não fique em jejum

Sabia que quando você fica muito tempo sem comer pode estar facilitando o surgimento da compulsão alimentar? É que, de acordo com Liliane, o corpo entende o jejum como algo prejudicial, uma vez que faz o organismo perder suas reservas energéticas. Dessa forma, ele aciona a bioquímica do corpo para recuperar rapidamente o que foi perdido. “O organismo entende esta rapidez como compulsão”, acrescenta a nutróloga.

Texto Larissa Tomazini | Consultoria Liliane Oppermann, nutróloga

Advertisement

Estilo de vida

É normal que os transtornos mentais causem muitas dúvidas na população. Selecionamos alguns fatos para esclarecer sobre o tema. Confira!

Estilo de vida

Emagrecer se torna mais difícil quando chega a idade. Porém, existem outras causas que podem dificultar esse processo. Confira!

Estilo de vida

Transtornos como bipolaridade e esquizofrenia são mais comuns; outros, são menos conhecidas, mas possuem características peculiares. Confira!

Estilo de vida

Inchaço é um problema que afeta principalmente o corpo das mulheres, pois elas sofrem muito com isso na tpm. Entenda mais sobre o assunto!

Estilo de vida

Problemas digestivos, como por exemplo, alergia ao glúten podem contribuir para complicações no intestino. Confira quais são esses problemas!

Estilo de vida

O funcionamento do intestino precisa estar em dia para que algumas funções do organismo não sejam afetadas. Confira possíveis causas mal funcionamento.

Estilo de vida

Além dos métodos convencionais, existem outras técnicas mais práticas e confortáveis, que servem para prevenir ou ajudar a trata a depressão.

Estilo de vida

Além de substituir o sal, algumas ervas, especiarias e frutas contribuem para a prevenção de várias doenças. Confira quem são os substitutos do sal!