Descubra como você pode diminuir a ansiedade

Confira algumas dicas valiosas para você adotar no seu dia a dia para aprender a se controlar diante dos problemas e do estresse, acabando com a ansiedade

None
iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/10/2016 às 18:23
Atualizado às 11:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Como viver tranquilamente? Essa é a pergunta mais frequente em quem sofre com a ansiedade. A psicóloga Adriana Serrano separou algumas dicas para você adotar no seu dia a dia e se controlar diante dos problemas e do estresse. Seguidas corretamente, podem mudar completamente a sua forma de viver e deixar tudo mais natural ao seu redor.

Mulheres abaixo de 35 anos são mais propensas a transtornos de ansiedade, diz estudo

iStock

Seja organizado

A profissional explica que, quanto mais e melhor programamos nossa rotina, mais temos a sensação de controle sobre nossos problemas, sem a preocupação de estar esquecendo de algo importante. Usar agenda, listando as tarefas por horário, é algo extremamente eficaz e simples para fugir de uma vida cheia de ansiedade.

“Aqui vale uma ressalva: se você anotar na agenda tudo o que tem de fazer num dia, só vai acabar mais ansioso ainda. A ideia da agenda é distribuir as tarefas ao longo do tempo em que elas serão possíveis de serem realizadas, e isso implica em renúncias, em deixar algumas coisas para depois. O tempo é um só e, para usá-lo bem, precisamos fazer escolhas”, recomenda. Dessa forma, a agenda materializa essa limitação do tempo e nos dá um apoio concreto para planejar a resolução de todos os nossos problemas.

Saiba a hora de desligar

As novas tecnologias de comunicação permitem que fiquemos conectados uns aos outros o tempo todos, mas será que isso é benéfico? Nem sempre, já que permanecer o tempo todo conectado pode aumentar ainda mais a ansiedade. Por isso, ter um tempo só para si é importantíssimo para nos reequilibrarmos, reencontrando nosso eixo. Lembrando sempre que respeitar a individualidade também é fundamental para nossas relações, que servem de base para nosso bem-estar.

Saiba esperar

Vivemos em uma sociedade com muita pressa, que se esquece da importância de respeitar o ritmo da natureza, do amadurecimento. Muitas vezes, queremos algo para o qual não estamos prontos, ou desejamos coisas que ainda estão em construção de relacionamentos, por exemplo. Lembre-se: tudo tem o seu tempo, e aprender a esperar pode ser um ótimo exercício para controlar a ansiedade.

LEIA TAMBÉM

Texto: Amanda Araújo/Colaboradora – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Consultorias: Adriana Serrano, psicóloga comportamental; Leonard Verea, médico psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de Milão, Itália.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.