ESTILO DE VIDA

Confira 15 benefícios da corrida e comece já!

Além de ajudar a perder peso, a corrida traz inúmeros benefícios à saúde. Se você ainda não é adepta do esporte, confira, a seguir, 15 motivos para correr!

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/07/2016 às 17:46
Atualizado às 15:18

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Preguiça, indisposição e mil e uma desculpas para continuar em casa ficarão para trás. As vantagens de correr são tantas que englobam da perda de peso à saúde mental. E o melhor de tudo, de acordo com a cirurgiã Elódia Ávila, é que os benefícios se prolongam juntamente com a prática da corrida. “Com o tempo, há uma maior qualidade de vida. Você percebe que começa a respirar melhor, ser mais ativo e ficar com menos sono durante o dia”, exemplifica. A seguir, veja 15 razões para começar a correr e coloque o pé na rua!

corrida mulher

Foto: Shutterstock Images

1. Reduz o estresse

A atividade ajuda a liberar grande quantidade de serotonina e endorfina, hormônios responsáveis pelo alívio do estresse e pela sensação de bem-estar. “Quando aliada a uma boa respiração, a corrida faz com que o praticante ative diversas áreas do cérebro. Por isso, para alguns, correr é motivo de prazer intenso”, explica Thiago Mestre, educador físico.

2. Define o corpo

Associada a uma dieta equilibrada, o percentual de gordura diminui e a musculatura fica mais aparente. A cirurgiã pontua que panturrilha, coxas, glúteos, costas e braços são estimulados durante a corrida.

3. Alivia os sintomas da TPM

Neste período, a intensidade e o treino devem ser ajustados de acordo com cada mulher. No geral, correr moderadamente ajuda a reduzir as cólicas, a sensação de fadiga intensa e a retenção de líquidos – e, consequentemente, o inchaço.

4. Influencia a qualidade do sono

O educador físico aponta que a endorfina liberada durante a corrida contribui para que o praticante fique por mais tempo no estado de sono profundo durante a noite e o corpo descanse melhor. Apesar disso, não é recomendado correr próximo ao horário de dormir.

5. Favorece o envelhecimento saudável

Quem corre tem a expectativa de vida prolongada, já que a atividade diminui o risco do surgimento das doenças relacionadas ao sedentarismo, como pressão alta, problemas cardíacos, diabetes e problemas arteriais.

6. Melhora a saúde cardiovascular

Durante exercícios aeróbicos, a frequência cardíaca aumenta. “Com isso, os vasos sanguíneos e o coração começam a trabalhar de forma mais eficiente”, afirma Elódia.

7. Estimula os ossos

Em longo prazo, devido ao impacto dos pés com o solo, os ossos ganham resistência. “É importante ressaltar que utilizar calçados adequados para a prática e fortalecer a musculatura – através da musculação –  evitam lesões”, destaca Thiago.

8. Auxilia no funcionamento intestinal

O aumento do metabolismo e do consumo de oxigênio no cérebro garante um melhor funcionamento do intestino. “Além disso, a corrida faz, por meio dos movimentos peristálticos, que o bolo fecal passe com maior velocidade pelo intestino e seja empurrado mais rapidamente para baixo”, explica o educador físico Thiago Mestre.

9. Induz o bom-humor

“A corrida libera endorfina e ativa a sensação de calma e de bem-estar por até 12 horas”, indica a cirurgiã.

corrida bom humor

Foto: Shutterstock Images

10. Trabalha a respiração

Durante a corrida, o pulmão atua intensamente. Assim, há um aumento da respiração, o que melhora a abertura e a oxigenação dos brônquios em longo prazo.

11. Beneficia a pele

Ao praticar a atividade, há aumento da circulação sanguínea e, consequentemente, da produção de colágeno. “Esta é a proteína responsável por retardar o envelhecimento; fortalecer unhas, pele e cabelo, e proporcionar mais resistência às cartilagens e articulações”, explica Thiago.

12. Estimula a competitividade

“Muitas pessoas começam a correr e logo manifestam vontade de participar de maratonas”, afirma o educador físico. Assim, o praticante pode melhorar o rendimento físico e o tempo de percurso.

13. Potencializa a consciência corporal

Correr promove foco e concentração. Isso porque, durante a atividade, é necessário manter uma postura adequada com movimentos coordenados de braços e pernas e contração da musculatura abdominal.

14. Aumenta a libido

A corrida pode aumentar consideravelmente as taxas hormonais – em homens e mulheres. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia revelou que pessoas que praticam atividades físicas cerca de 40 minutos por dia têm duas vezes mais desejo sexual do que as que se exercitam durante metade desse tempo.

Saiba mais:

7 esportes olímpicos que você também pode praticar

Guia da atividade física

Caminhada emagrece, sim! Veja dicas de como chapar a barriga

15. Combate doenças

De acordo com Thiago, ao praticar corrida, há o aumento de uma proteína que amplia o número de neurônios no hipocampo. “Também pode-se observar melhora na obstrução de vasos sanguíneos e na captação de glicose, o que diminui o risco de diabetes”, completa.

Texto: Ana Beatriz Casali/Colaboradora   Edição de texto: Bárbara Gatti/Colaboradora    Consultoria: Thiago Mestre, professor de ginástica na Academia Arena Health Center e pós-graduado em Fisiologia do exercício – na saúde, na doença e no envelhecimento – e em Treinamento Esportivo; Elódia Avila, cirurgiã