12 dicas para cuidar da saúde da mente

Para manter-se saudável, a recomendação de especialistas é buscar a harmonia entre corpo e mente e otimismo nas decisões diárias

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/07/2016 às 11:10
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Confira 12 dicas para aliviar as inquietações do mundo exterior e encontrar abrigo nos pensamentos!

dicas para cuidar da saúde mental

Foto: Shutterstock Images

1. SUA RESPIRAÇÃO VALE OURO

É complicado, a princípio, se atentar a um ato tão involuntário quanto o de respirar. Porém, prestar atenção em como entra e sai o ar, evitando puxadas ofegantes de oxigênio, pode trazer mais calma do que você imagina, além de evitar doenças que afetam a saúde mental. Comece aos poucos, reservando alguns minutos por dia ao exercício.

respire fundo

Imagem: Giphy.com

2. COLOQUE-SE PARA DESCANSAR

Dormir bem não é somente deitar e acordar quando quiser. Um sono reparador acontece quando se dorme, ao menos, 6 horas contínuas. Para isso, alguns hábitos precisam ser adotados: evite tecnologia antes de dormir; reserve-se em um ambiente tranquilo e escuro e opte por não fazer refeições de difícil digestão nessa parte do dia. Dessa forma, sua mente fica muito mais disposta para os afazeres do dia a dia e favorece a saúde mental.

coloque-se para descansar

Imagem: Giphy.com

3. ÓCIO CRIATIVO

Quem disse que você precisa ser “produtivo” o dia todo? Procure reservar na agenda um tempo para não fazer ou pensar em nada. Assim, você tem mais facilidade em resolver questões importantes.

ócio criativo

Imagem: Giphy.com

4. VOCÊ + ALGUNS AMIGOS BONS

A soma é perfeita para desenvolver o lado emocional conjuntamente, em que um auxilia o outro. Além disso, socializar significa melhorar o desempenho de áreas neurais e fortalece a saúde mental, evitando doenças emocionais, como depressão e estresse.

cultive amizades

Imagem: Giphy.com

5. FOCO NA POSITIVIDADE

Mesmo nas situações mais difíceis, o fato de encontrar um significado positivo (resignificar) dá uma maior plasticidade e, portanto, mais saúde para o cérebro e mente.

seja positivo

Imagem: Giphy.com

6. APAIXONE-SE (TODOS OS DIAS)

Os neurotransmissores e hormônios produzidos ao se apaixonar são importantes para o desenvolvimento do cérebro. “Uma pessoa que ama alguém (hoje em dia até os pets ocupam este espaço) é mais saudável”, acrescenta o neurocientista Aristides Brito – principalmente quando o assunto é saúde mental.

apaixone-se todos os dias

Imagem: Giphy.com

7. MEDITAÇÃO, SIM!

O assunto nunca esteve tão em alta, isso porque até a ciência concorda como a atenção plena pode favorecer o bem-estar físico e mental do indivíduo. O hábito (que pode começar tímido, pelo menos 5 minutos por dia) é capaz de ativar o sistema parassimpático, que acalma o corpo, aliviando o estresse e ajuda a fortalecer a região cerebral responsável pela tomada de decisões e pelo equilíbrio emocional.

faça meditação

Imagem: Giphy.com

8. RECOMEÇAR NUNCA É DEMAIS

Sempre é tempo de buscar novas metas e decisões, ou seja, não se limite. A autoimposição é severa para a mente e pode alimentar sentimentos como angústia e tristeza.

nunca é tarde demais

Imagem: Giphy.com

9. CONCENTRE-SE NO SEU CORPO

Busque alguma prática física regular e atente-se aos seus movimentos e o prazer decada aula. Ao ser ativo, você promove liberação de endorfinas, substâncias do prazer, e de BDNF, substância do aprendizado, que facilita a formação de novas conexões no cérebro.

exercite o seu corpo

Imagem: Giphy.com

 10. UM TÉCNICO PARA A MENTE

Terapia e coaching não são apenas para quem está doente: trata-se de um processo de autoconhecimento que favorece o entendimento das razões que o levam a fazer o que vem fazendo, buscando aliviar o sofrimento emocional.

faça terapia

Imagem: Giphy.com

11. ACORDE COM UM “BOM DIA”!

Cultive o hábito de despertar todos os dias com um pensamento positivo. Cada dia, concentre-se em uma frase que tenha a ver com a seu período de vida e o que mais almeja. Evite trazer para o seu dia pensamentos limitantes, principalmente ao acordar.

acorde com um bom dia

Imagem: Giphy.com

12. UM VIVA!

Agradecer pelo que você tem é um hábito que cultiva bons pensamentos. Persista e comemore a cada mudança de hábito, uma vez que eles correspondem a novas possibilidades, autoconhecimento e evolução pessoal.

agradeça sempre

Imagem: Giphy.com

Saiba mais:

5 dicas para conquistar uma saúde de ferro

Saiba o que são doenças psicossomáticas

Como as emoções interferem na saúde

Consultoria Aristides Brito, neurocientista, coach e diretor da Marca Pessoal Treinamentos 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.