12 dicas para controlar o estresse

Confira aqui 12 dicas de como lidar com o estresse e controlar a ansiedade do dia a dia turbulento

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FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/07/2016 às 19:30
Atualizado às 11:26

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O estresse é uma reação normal do ser humano, podendo, inclusive, ser fundamental para nossa mente em determinados casos. Porém, quando não conseguimos controlá-lo, ele pode afetar nosso dia a dia. Confira aqui dicas de como manter o controle do estresse e aliviar a tensão cotidiana.

1. Identifique o problema

A psicóloga Marina Vasconcellos sugere que a melhor saída é procurar a causa do estresse e verificar uma ligação direta com o estilo de vida. “Se não der para mudar por completo o que está impactando na saúde, pelo menos deve-se procurar alternativas para descarregar um pouco o peso do dia a dia”, sugere. Assim, o primeiro passo é identificar os problemas que mais ocupam sua cabeça.

2. Durma bem

As horas de sono são importantes para reequilibrar o organismo do excesso de cansaço do dia anterior. Além disso, uma boa noite de sono evita o mau humor no dia seguinte e o acúmulo de preocupações.

3. Diversão

“Procurar atividades de lazer são outra indicação, pois desse modo pode-se desligar dos problemas do dia a dia”, explica Vasconcellos. Você pode fazer isso sozinho ou ter a companhia de pessoas próximas.

controlar estresse

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4. Encontre um hobby

Atividades que não têm qualquer ligação com o que é feito no trabalho ajudam a estimular outras áreas do cérebro. Por isso, dedicar-se a um hobby também auxiliar no “desligamento” dos problemas cotidianos.

5. Respire fundo

Inspirar profundamente e soltar o ar bem devagar ajuda a “blindar” o corpo contra a ansiedade e o estresse. Assim, caso o clima no trabalho esteja muito tenso, você pode respirar fundo e com calma para aliviar a carga negativa dos pensamentos.

6. Aprenda a dizer não

Se você já possui uma rotina atribulada, por que arrumar mais preocupações no trabalho ou no local em que estuda? É preciso entender que você não tem superpoderes e é incapaz de resolver todos os problemas. Por mais difícil que seja dizer “não” para algumas pessoas, torna-se necessário explicar o motivo de sua escolha e honrar com os compromissos que já adquiriu para não prejudicar sua saúde.

7. Organize-se

Você precisa fazer muitas coisas durante o dia, mas parece que as 24 horas não serão suficientes. Então, começa a roer as unhas, arrancar alguns fios do cabelo ou até mesmo encher-se de comida. Pare já! Faça uma agenda ou uma planilha com tudo o que você precisa fazer. Foque nas prioridades do dia e vá riscando da lista o que já fez. Isso pode manter seu pensamento positivo e menos desesperado com o que ainda precisa ser feito.

8. Aumente o volume

Ouvir música interfere no humor e nos níveis de estresse do organismo. Você pode acalmar-se escutando suas canções favoritas ou outras mais calmas.

9. Tome um banho

Depois de um dia estressante, nada melhor do que uma chuveirada quente para relaxar os músculos e amenizar as preocupações. Para complementar o efeito, que tal tomar um chá quente depois?

10. Receba uma massagem

Seja um massagista, seu cônjuge ou até seus filhos, peça para que lhe façam uma massagem. São ótimas para o corpo, pois aliviam a tensão mental e liberam hormônios que ajudam no relaxamento.

11. Expresse os sentimentos

Compartilhe os acontecimentos do dia com pessoas próximas. Tal atitude ajuda a colocar os medos e as tensões para fora. Além disso, a opinião de outras pessoas pode auxiliar no resolução dos seus problemas. Contudo, é preciso tomar cuidado para não perder o controle sobre suas escolhas. Caso não se sinta confortável para dividir isso com amigos ou familiares, você pode escrever sobre as situações estressantes em um diário.

12. Procure apoio

Nada melhor do que a orientação de um profissional para indicar as melhores formas de aliviar o estresse no seu dia a dia. Você pode procurar a ajuda de um psicólogo ou terapeuta que irá avaliar os problemas que estão te incomodando e quais as causas. Assim, é possível melhorar sua qualidade de vida.

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Consultoria: Marina Vasconcellos, psicóloga e terapeuta de casal e familiar.

Texto: Érica Aguiar – Edição: Augusto Biason/Colaborador

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