ESTILO DE VIDA

12 dicas para ajudar você a relaxar!

Conheça técnicas alternativas que são ótimas opções para entrar em sintonia com o corpo e a mente, evitando crises de estresse

None
Foto: Istock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/08/2016 às 20:07
Atualizado às 21:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando se fala em longevidade, uns dos principais fatores que mais dificultam a relaxar e ter qualidade de vida são o estresse e ansiedade. Conseguir ter momentos para relaxar e entrar em sintonia com o próprio corpo é importante, pois, dessa forma, é possível prevenir diversos males criados por tais desconfortos.

Por isso, existem inúmeras terapias alternativas que são confiáveis e aliadas da saúde, promovendo um bem-estar geral para o organismo. Confira algumas dessas técnicas:

Mulher, branca, linda, fazendo yoga, ginástica

Foto: Istock/Getty Images

1. Meditação

Meditar com frequência diminui a concentração do hormônio do estresse, além de aumentar a produção de serotonina, dopamina e norepiefrina no cérebro. Esses neurotransmissores são os responsáveis pela sensação de bem-estar, prazer e disposição.

 2. Florais

Nessa terapia, existem 38 essências, que são direcionadas para situações e pessoas com problemas específicos. Um floral pode conter uma única essência ou mais de uma ao mesmo tempo, dependendo da finalidade e do paciente. Assim, o profissional pode combiná-las para que ajudem contra ansiedade, estresse e até depressão.

3. Técnicas de respiração

A inspiração mais profunda, utilizando toda a superfície pulmonar, é capaz de facilitar a calma, equilibrando os batimentos cardíacos acelerados, auxiliando na concentração, trazendo serenidade e equilíbrio.

4. Ayurveda

Conhecida como Medicina Milenar Indiana, ela aborda a saúde em sua totalidade, como a harmonia entre o Eu superior (atman), a mente (manas), a vitalidade (prãna) e o corpo físico. Ela é uma terapia complementar que pode ser associada aos tratamentos convencionais para preservar o bem-estar físico e psicológico.

5. Homeopatia

O método tem como base remédios feitos a partir de substâncias animais, minerais e vegetais, que fazem com que o organismo crie suas próprias condições de cura. Eles podem ser utilizados para combater o estresse e a ansiedade, entre outros males.

acupuntura-para-relaxar

Foto: Istock/Getty Images

6. Acupuntura

Ela não é indicada somente como um tratamento para tirar a dor. A acupuntura também tem ação anti-inflamatória, age como relaxante muscular e ajuda no controle de variadas funções orgânicas, além de melhorar a imunidade. Esse procedimento ocorre por meio do equilíbrio energético no organismo, seja ele físico, emocional ou bioquímico.

7. Pilates

Ele tem o objetivo de associar o corpo e a mente. A execução dos movimentos é feita em sincronia com a respiração, o que potencializa a capacidade respiratória, melhora a qualidade dos movimentos e acalma o praticante.

8. Yôga

A prática é conhecida por proporcionar benefícios ao corpo, à mente e ao espírito. Dessa forma, ela é capaz de prevenir e tratar enfermidades emocionais. Isso porque as emoções desencadeiam, simultaneamente, reações comportamentais e fisiológicas.

9. Massoterapia

A massagem em diversas regiões ajuda o corpo e a mente a ficarem mais leves, auxiliando no combate a males como o estresse e a ansiedade. Isso porque existe um aumento da circulação local e um relaxamento dos músculos, reduzindo as tensões.

 10. Terapia holística

Essa técnica reequilibra as forças que as pessoas recebem e transmitem para o ambiente. A energia gerada está distribuída em vários pontos espalhados pelo corpo e interfere nas emoções e na saúde. Eles são chamados de chakras e precisam estar em harmonia para que as energias estejam equilibradas e, assim, a saúde como um todo também.

massagem-para-relaxar

Foto: Shutterstock Images

11. Reiki

Ele é uma técnica de canalização de energia que vem do universo para o corpo físico, por meio da imposição das mãos, e que proporciona cura espiritual, emocional e física.

12. Tai chi chuan

Ao combinar controle da respiração com movimentos suaves e fluidos, a técnica leva o praticante a um estado de relaxamento mental e corporal profundo, eliminando o excesso de agitação e suas consequências.

Saiba mais:

7 exercícios de Pilates contra estresse para fazer em casa!

Estresse: entenda como ele afeta sua saúde e sua mente

Veja o que é o estresse tecnológico

Texto Isabelle Hoffmann/Colaboradora