ESTILO DE VIDA

100% orgânico: alimentos que não prejudicam a saúde e a natureza

Mais saudáveis e ecologicamente corretos, os alimentos orgânicos estão cada vez mais acessíveis e você precisa experimentá-los. Saiba por quê.

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/09/2016 às 12:53
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você certamente já viu no mercado ou na feira, mas não sabe ao certo o que quer dizer alimento orgânico. Pois eles são mais saudáveis, além de serem ecologicamente corretos. Saiba por que vale a pena experimentar.

Verduras, tipos, horta, plantaÁ„o

FOTO: Shutterstock.com

Tudo começa na plantação

Os alimentos orgânicos não provêm de sementes transgênicas, sendo assim, seu cultivo não pode ser igual ao de plantações normais, não sendo utilizados fertilizantes sintéticos, agrotóxicos ou remédios para animais. “São alimentos produzidos no sistema ecologicamente correto, respeitando o meio ambiente, o produtor e o consumidor final, mantendo o equilíbrio dos ecossistemas, considerando questões como a saúde do solo e da água”, explica a nutricionista Talitta Maciel.

Por que são melhores?

As frutas, vegetais e legumes orgânicos têm mais vitaminas e minerais que os alimentos plantados de forma convencional. Assim como o leite tem mais vitaminas, as carnes vermelhas e os frangos também têm mais minerais, sem contar que possuem mais sabor e aroma.

SAIBA MAIS

Mitos da alimentação: você está sabotando sua saúde?

Confira os benefícios dos alimentos orgânicos

Conheça 9 motivos para investir nos alimentos orgânicos

Onde comprar e como manusear

Eles são encontrados em feiras orgânicas especializadas ou separados nas prateleiras dos supermercados, e ainda é possível encontrar sacolões e quitandas especializadas em orgânicos. Também existem grupos de produtores que montam cestas para a semana e entregam na casa do cliente, com os alimentos da época. Muitas vezes eles duram um tempo menor do que os convencionais, por isso o ideal é comprar as frutas, verduras e legumes para consumo imediato. É importante também guarda-los separados dos demais alimentos para evitar contaminação por agrotóxicos, mas no geral a forma de armazená-los é igual; na parte debaixo da geladeira para que durem mais. Atenção: verifique se eles contém o certificado no rótulo de alimento orgânico creditado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os malefícios dos agrotóxicos

Estudos mostram que o consumo excessivo de alimentos com agrotóxicos pode estar associado a alterações no sistema endócrino, problemas no sistema nervoso e ainda ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Consultoria : Talitta Maciel, nutricionista do Espaço Reeducação Alimentar