10 soluções práticas para reduzir os sintomas da TPM

Os desconfortos da TPM podem ser minimizados com simples dicas. Confira 10 soluções práticas para reduzir os sintomas da TPM.

- Foto Shutterstock Images

Irritabilidade, dor de cabeça, retenção hídrica associada ao aumento de peso, dor nas mamas, inchaço abdominal, compulsão alimentar e ansiedade. Todos esses sintomas, juntos ou não, seguidos do início da menstruação, podem ser identificados como Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM. “Trata-se de um conjunto de sintomas físicos e psíquicos que ocorrem antes da menstruação e que cessam com o início do sangramento menstrual”, destaca a ginecologista e obstetra Juliana Lelis Spirandeli Amato.

sintomas tpm soluções

Foto Shutterstock Images

 

E, dependendo da intensidade com que os sintomas aparecem, eles podem afetar a vida das mulheres, comprometendo inclusive os relacionamentos interpessoais, em caso de atitudes depressivas ou irritadiças. Além disso, podem ocorrer distúrbios da autoimagem, levando a transtornos alimentares, como obesidade ou anorexia; e até problemas no trabalho, devido às alterações de humor ou até a incapacidade de realizar as atividades diárias em decorrência de insônia e dores de cabeça. “O ginecologista possui papel fundamental no diagnóstico da TPM, que é feito através de uma boa entrevista com o paciente, que avaliará os sintomas, hábitos, doenças pré-existentes e exame físico detalhado para descartar outras patologias”, completa Juliana.

 

SAIBA MAIS:

Chocolate melhora sintomas da TPM

Tire suas dúvidas sobre menopausa, TPM e secura vaginal

Mulheres no poder! 7 bandas em que ELAS são destaque

 

Aliviando os sintomas

solucoes tpm miley cirus

Imagem giphy.com

  1. De acordo com a ginecologista, algumas medidas são capazes de amenizar o mal-estar da Tensão Pré-Menstrual. “Elas podem ser orientadas a todas as mulheres e ajudam a reduzir os incômodos e a tensão dessa fase”, completa.
  2. Pratique atividades físicas. Elas aliviam a ansiedade e liberam endorfina, que proporcionam uma sensação agradável.
  3. Capriche na alimentação. “Ela deve ser saudável e balanceada. Por isso, inclua peixes e vegetais, que são ricos em ômegas”, destaca Juliana.
  4. Cuidado com o sal. Elimine ou diminua o consumo significativamente para evitar a retenção hídrica.
  5. Sem cafeína. Assim, é mais fácil evitar a insônia e ter disposição para as atividades diárias do dia seguinte.
  6. Diga não ao fumo. “O cigarro aumenta a ansiedade e pode causar insônia. Isso sem contar os inúmeros malefícios para a saúde”, alerta.
  7. No stress! Evite situações desgastantes nesse período, ou tente respirar fundo e levá-las da forma mais leve possível.
  8. Conheça-se. A ginecologista recomenda fazer uma lista com os sintomas que ficam mais evidentes no período. O autoconhecimento é importante e, assim, quando um deles se manifestar, você terá em mente que a fase de estresse ou mal-estar vai passar em breve.
  9. Autocontrole. Com a prática de exercícios de autoconhecimento, como meditação ou yoga, é possível controlar alguns impulsos.
  10. Evite álcool em excesso. “Dessa forma, é possível controlar os sintomas referentes a distúrbios de comportamento”, afirma a profissional.
  11. Cuide da alimentação. Comidas gordurosas podem desencadear dores de cabeça.

Texto Ana Beatriz Casali/Colaboradora  Edição de texto Bárbara Gatti/Colaboradora   Consultoria: Juliana Lelis Spirandeli Amato, ginecologista e obstetra do Amato Instituto de Medicina Avançada

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência