Connect with us

O que você está procurando?

Quer ser seu chefe? Então descubra como abrir um negócio próprio em apenas 10 passos! Veja dicas simples para facilitar sua vida!
- Shutterstock Images

10 passos para montar o negócio próprio

Quer ser seu chefe? Então descubra como abrir um negócio próprio em apenas 10 passos! Veja dicas simples para facilitar sua vida!

Tem o sonho de ter um negócio próprio? Então comece agora a mesmo a colocar suas ideias em prática. E para te ajudar nesse processo de criação de uma empresa, elaboramos um passo a passo com o caminho do sucesso. São dicas valiosas com a consultoria do Sebrae que vão fazer você vencer o medo e iniciar uma empreitada que pode mudar sua vida. Siga em frente e realize-se como empreendedor!

mulher morena de negócios, com maleta na mão, subindo escadas

Shutterstock Images

 1 – “Pense grande, mas comece pequeno”

Essa máxima faz com que você planeje e ao mesmo tempo mantenha os pés no chão! É válido sonhar alto, mas, de acordo com o consultor do Escritório Regional do Sebrae em Bauru-SP, Newton Rosseto, é preciso pensar antes de agir.

2 – Faça seu plano de negócios

Segundo Newton, praticando o processo de planejamento “é possível ter uma visão antecipada das necessidades da empresa e ter uma avaliação prévia da viabilidade do futuro empreendimento”.

mulher sentada de costas com as mãos na cabeça e blusa preta, pensando sobre plano de negócio

Shutterstock Images

 

3 – Saiba investir

“Todo e qualquer negócio precisa de um capital inicial, mesmos que seja uma quantia mínima, de baixo valor”, comenta o consultor. Para o seu primeiro investimento, faça uma lista de itens que são essenciais para o seu negócio e que você ainda não tenha. Se deseja abrir uma empresa para fazer e vender bolos, por exemplo, será preciso ter uma batedeira, fôrmas, espátulas… Consulte os melhores preços e adquira esses equipamentos, mas não exagere! Compre apenas o básico, pois, com o tempo, você poderá adquirir outros equipamentos. Neste caso, lembre-se de reservar também um valor para comprar os ingredientes.

4 – Divulgue muito

Quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Então, faça cartões de visita, incluindo seus contatos e o seus produtos, por exemplo: bolos e cia, biscoitos, cupcakes e afins ou docinhos gourmet! Crie também uma página nas redes sociais e informe seus amigos sobre o seu negócio. As mídias sociais têm diversas vantagens na hora de divulgar um produto; além de serem gratuitas, elas aproximam o consumidor da marca e facilitam para que o empresário conheça mais de perto quem são seus clientes.

mulher com cabelos castanhos e liso, blusa cinza, segurando megafone branco e vermelho

Shutterstock Images

5 – Produza com qualidade

Se optar por trabalhar com alimentos, faça seus quitutes, caprichando nos recheios e na decoração! Lembre-se que a primeira impressão que o cliente terá será do visual do seu produto. Utilize sempre matéria-prima de qualidade, pois um único ingrediente inadequado poderá comprometer seu produto. A higiene também é indispensável na produção, embalo e entrega dos produtos. Para que o consumidor reconheça que a limpeza faz parte da rotina do seu negócio, utilize sempre roupas claras ou, preferencialmente, brancas. As toucas, luvas e unhas bem cortadas também contribuem para que os alimentos não sejam contaminados e mantenham a qualidade.

6 – Venda

No caso de produzir produtos alimentícios, ofereça suas delícias e faça degustações com possíveis clientes. Você pode dar minibolinhos embalados aos vizinhos, amigos e até na academia, faculdade ou escola dos filhos, por exemplo. Não se esqueça de entregar também seu cartão para que possam fazer as encomendas. Se aprovarem o sabor, com certeza irão comprar e fazer a propaganda boca a boca e as vendas aumentarão!

7 – Saia da informalidade

É possível, sim, trabalhar de forma autônoma. Entretanto, segundo o consultor do Sebrae, atualmente é uma boa opção estar formalizado. “Além de poder emitir nota fiscal de venda, existem vários outros benefícios, como ter conta bancária na pessoa jurídica e ser beneficiado pela Previdência Social na aposentadoria”, explica Newton. Assim, com o CNPJ, você conseguirá transparecer mais confiança aos clientes e fornecedores. Como Microempreendedor Individual (MEI) você pagará um imposto único e ainda isenta-se de tributos federais. Além disso, você terá benefícios como licença-maternidade, auxílio-doença, e também poderá contratar um funcionário registrado pagando um salário mínimo ou o piso da categoria. Confira no site portaldoempreendedor.gov.br

SAIBA MAIS

Dicas para montar um negócio próprio

Como criar uma página no Facebook para vender doces

 Como conciliar a vida profissional com a familiar

 8 – Faça parcerias

Crie uma rede de contatos e fortaleça seu negócio! Cercando-se de pessoas envolvidas na sua área de atuação, você estará sempre por dentro das novidades do mercado. Além disso, uma boa ideia é firmar parcerias com fornecedores e procurar revendedores dos seus quitutes. Você pode, por exemplo, fazer contato com empresas que montam cestas de cafés da manhã e fornecer seus produtos a elas, assim, a parceria resultará em lucro que será para ambos.

Close de aperto de mãos de homem e mulher fechando negócio de parceria

Shutterstock Images

9 – Amplie seu negócio

Ofereça os produtos para mercearias, mercados, hotéis, etc. Com a emissão de notas fiscais será possível fornecer seus produtos em quantidades maiores. Nesses casos, será necessário vender em embalagens que contenham rótulos especificando a data de fabricação e validade dos produtos, além dos ingredientes utilizados e outras informações como a tabela nutricional, por exemplo.

10 – Mantenha o foco

Mesmo que o sucesso da sua empresa não seja imediato, não desista. É natural que os dois primeiros anos de um novo negócio sejam os mais difíceis. Segundo Newton, o empreendedor precisa ser persistente. “Tem que colocar em prática atitudes como ter iniciativa, correr riscos calculados, exigir qualidade e eficiência, estar comprometido, buscar informações, estabelecer metas, planejar e acompanhar, e ser autoconfiante”, ensina.

Mulher de Negócios, desenhando gráfico, feliz, sorrindo

Shutterstock Images

Advertisement

Estilo de vida

Não deixe a TPN atrapalhar seu casamento! Confira dicas para ficar menos nervosa!

Estilo de vida

Sugestões de presentes para diversos gostos e faixas de preço: veja dicas de presente para o Dia dos Namorados!

Estilo de vida

Dicas para quem vai subir ao altar em breve e não quer começar a vida a dois com dívidas da festa de casamento.

Estilo de vida

Confira dicas de como manter as crianças ocupados dentro de casa de maneira divertida, proveitosa e sem gastar muito durante as férias

Estilo de vida

Você pode ensinar seus filhos a não serem machistas, começando dentro de casa!

Estilo de vida

Confira idéias de negócios para trabalhar em casa sem gastar muito

Estilo de vida

Elencamos sete situações típicas que costumam tirar o sono das mamães e mostramos como evitar transtornos com a saúde do bebê. Confira!

Estilo de vida

Mãe postou desabafo nas redes sociais sobre preconceito racial sofrido pelos filhos. Veja o bilhete que a professora escreveu sobre o cabelo da criança