Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Quem deseja ganhar qualidade de vida deve apostar em 10 minutos de caminhada por dia. A medida diminui o risco de doenças do coração e controla o peso!
- Para caminhar é preciso apenas um tênis adequado e roupas próprias para a atividade. FOTO Shutterstock

10 minutos de caminhada por dia reduzem o risco de morte

Quem deseja ganhar qualidade de vida deve apostar em 10 minutos de caminhada por dia. A medida diminui o risco de doenças do coração e controla o peso!

[PAGE TITLE]

Você é uma pessoa sedentária? Adora passar o maior tempo possível deitado no sofá? Então, prepare-se para descobrir mais um motivo para deixar a preguiça de lado e investir nas atividades físicas! O serviço de saúde britânico chegou a conclusão, por meio de estudos, que fazer 10 minutos de caminhada por dia já ajuda a reduzir o risco de morte em até 15%.

A única ressalva é que é preciso que o exercício seja feito diariamente e a pessoa deve manter o mesmo ritmo ao longo do trajeto. O indicado é que o passo seja de 5km/h por todo o caminho. Essa ação é capaz de diminuir as chances de doenças do coração, melhorar as taxas de colesterol e controlar o peso corporal.

Guia prático da caminhada

A verdade é que, não adianta sair do sedentarismo da noite para o dia e já começar querendo completar seus primeiros 5km. “Se a pessoa nunca fez atividade física ou está parada há mais de 3 meses, o mais indicado é começar com uns 10 minutos de caminhada por dia, intercalando com pequenos estímulos de trotes – corridas leves – e, depois, voltando a caminhar. Dessa forma, a pessoa otimizará seu tempo e treino”, indica o educador físico Beto Nascimento.

Apenas 10 minutos de caminhada por dia já colaboram para afastar diversas doenças.

Apenas 10 minutos de caminhada por dia já colaboram para afastar diversas doenças. FOTO Shutterstock

Respeitando os próprios limites

Quando se começa qualquer tipo de atividade física, a empolgação é inevitável! No entanto, é necessário compreender que cada organismo vai responder e se adaptar de uma maneira à atividade proposta, sendo necessário manter a calma. “Antes de aumentar a duração do treino, deve-se tentar atingir 60% do tempo total do dia correndo em uma velocidade constante, ou seja, se ele tem 30 minutos de corrida, antes de aumentar para 40 ele deve estar correndo confortavelmente 18 minutos, podendo este estar parcelado em até 3 estímulos”, ensina o profissional. Faz-se ainda muito importante manter os 3 dias de treinos intercalados, a fim de não sobrecarregar as articulações.

Consultoria Beto Nascimento, educador físico

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

É importante saber como ajudar pessoas com depressão, pois o apoio familiar e a compreensão da doença são essenciais para a recuperação do paciente

Estilo de vida

Os alimentos ricos em magnésio são fáceis de encontrar e de consumir no dia a dia! Veja quais são eles e o que este mineral traz de bom para a saúde!

Estilo de vida

Mande a dor de cabeça embora e sorria para a vida. Conheça algumas orientações fáceis de colocar em prática e para combater o estresse

Estilo de vida

As causas de queda de cabelo podem ser variadas, porém existem muitos mitos que envolvem esse tema. Confira alguns e entenda mais sobre esse problema!

Estilo de vida

Os sucos naturais são práticos, saborosos e ideais para quem quer exterminar os quilinhos a mais com saúde e sem deixar de lado o sabor

Estilo de vida

Ela é uma síndrome que se manifesta com dores pelo corpo. Mas existe um tratamento novo para a fibromialgia que você precisa conhecer: a microfisioterapia

Estilo de vida

Um dos períodos mais esperados na vida de algumas mulheres também pode ser o causador de algumas preocupações, como, por exemplo, as dores na gravidez

Estilo de vida

Descubra as principais diferenças entre demência e Alzheimer, conhecendo melhor alguns problemas que podem afetar o cérebro!