ESTILO DE VIDA

10 dicas preciosas para espantar a preguiça e treinar no tempo frio

Encontre mais motivação com essas dicas para fazer atividades físicas nas baixas temperaturas: veja sugestões para espantar a preguiça e treinar no frio!

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Reprodução/Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/05/2016 às 20:00
Atualizado às 14:26

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No friozinho é sempre muito mais difícil ter motivação para se movimentar. Imagine largar o cobertor e o moletom quentinho para sair de casa? Mas apesar disso, é preciso abandonar a preguiça e não permitir que o frio te desanime, já que a prática de atividades físicas durante o inverno é super importante para manter os bons resultados da saúde que foram conquistados no verão.

No inverno, o corpo pede uma quantidade maior de calorias para poder manter a temperatura corporal, mas isso não necessariamente significa que você precisa comer a mais – e sim que você precisa equilibrar a ingestão de comida com as atividades físicas.

Dicas para ter mais motivação para treinar no frio

Shutterstock

Para não deixar o friozinho e a preguiça te dominarem, que tal conferir essas dicas para não desanimar dos exercícios no inverno?

1. Durma mais!

Dormir de 8 a 9 horas para acordar bem disposto pode te dar uma mãozinha na hora de enfrentar o tempo frio lá fora. Segundo Iva Bittencourt, personal trainer, osono ideal deve ter no mínimo 7 horas, então, ficar mais um pouquinho na cama pode fazer seu corpo enfrentar o inverno com mais coragem!

2. Partiu Zumba?

Invista em aulasanimadas onde você tenha que parar por pouco tempo, ao contrário dos exercícios funcionais. Aulas de zumba e dança, por exemplo, dão um ‘up’ no seu astral, são divertidas e dão mais animação ao momento de academia.

3. Invista em lanchinhos

Lanchinhos quentes e naturais são uma opção deliciosa para garantir as calorias necessárias para antes ou depois das atividades físicas. Uma receita valiosa é cozinhar uma maçã em pedaços com canela e adoçante e comê-la com iogurte desnatado. Delícia!

Dicas para ter mais motivação para treinar no frio

Reprodução/Timo Cunha

4. Não fique sem comer

Em muitas dietas alimentares, médicos recomendam que você se alimente de 3 em 3  horas. Está no trabalho e bateu aquela fome? Não fique sem comer nada! Peça um café com leite desnatado bem quente e coma uma fatia de queijo branco com presunto.

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Veja mais: Saiba o que comer antes e depois da academia

5. Faça receitinhas práticas

Não descuidar da alimentação no inverno é essencial! Uma dica é cozinhar omeletes, que são práticos e versáteis. Para quem não gosta de vegetais, a receita pode dar uma disfarçada nos legumes. Para bombar a receita, coma com uma fatia de pão integral e um chá.

6. Nunca descuide da hidratação

Beber menos água durante o inverno é um dos principais problemas para quem está treinando. Mas é essencial beber bastante água nesse período. Com o friozinho, o ideal é investir também nos chás, que podem ser feitos de vários sabores deliciosos.

Dicas para ter mais motivação para treinar no frio

Shutterstock

7. Capriche no aquecimento

Para acostumar seu corpo com as baixas temperaturas e não correr risco de ter dores musculares depois da academia, o ideal é caprichar bastante no aquecimento, mesmo antes de sair de casa. Faça uma corridinha rápida pela casa, suba e desça as escadas ou comece um exercício rápido de aquecimento na sala. Isso vai te ajudar a enfrentar as temperaturas lá fora!

8. Mude os horários

Apesar de ser uma parte difícil, devido aos inúmeros compromissos que temos ao longo do dia, você pode tentar alterar seus treinos na academia para os horários menos frios do dia. Assim vai ficar um pouco mais animador sair para treinar!

9. Proteja-se bem!

Só porque seu corpo vai aquecer com  a malhação não significa que você deva descuidar do agasalho, né? Não deixe de usar uma blusa quente, luvas se forem necessárias, e até uma camisa de gola alta para proteger o pescoço do vento se o treino for ao ar livre.

Dicas para ter mais motivação para treinar no frio

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10. Pense no pós-treino

Ter uma ideia prévia do que te aguarda no pós-treino também ajuda a dar uma mãozinha para a animação de enfrentar a academia. Foque, por exemplo, naquele banho quente delicioso que você vai tomar, ou prepare um bom caldo quente para saborear depois da malhação e repor as energias.

Texto: Thamires Motta. Colaboração: Iva Bittencourt, personal trainer.