Connect with us

O que você está procurando?

Apesar de serem comuns, alguns problemas respiratórios não têm cura, mas é possível prevenir as crises com determinadas atitudes. Confira!
- Foto Shutterstock.com

Sem crises: 5 dicas para afastar problemas respiratórios

Apesar de serem comuns, alguns problemas respiratórios não têm cura, mas é possível prevenir as crises com determinadas atitudes. Confira!

Muitas das doenças respiratórias não têm cura e sim, um constante tratamento e cuidados. Entre eles, estão os do ambiente doméstico. Dentro de casa, os principais vilões dos alérgicos são os ácaros, parasitas microscópicos que vivem em diversos lugares, principalmente onde há poeira. Eles se alimentam de resíduos da descamação da pele e proliferam-se na poeira doméstica, especialmente nos lençóis, travesseiros, tapetes e cortinas. Por isso, alguns hábitos de limpeza e até mesmo decoração devem ser revistos. Confira 10 dicas de como manter sua família protegida desses vilões.

Mulher, branca, morena, linda, doente, gripada, assoando o nariz

Foto Shutterstock.com

1. Evite cortinas em casa

Caso seja realmente necessário, opte por persianas, que são mais fáceis de limpar. Também escolha as feitas de material de fácil limpeza, como plástico, madeira ou bambu, e evite as de tecido. Mantenha-as limpas passando um pano molhado com sabão neutro. Se não tiver outra opção além da cortina de pano, busque lavá-las periodicamente.

2. Ao limpar o chão, fuja da vassoura

Varrer a casa acaba levantando a poeira, espalhando-a e, assim, piorando a situação. Prefira o uso de um rodo com pano úmido. Os aspiradores de pó também são indicados, porém normalmente seu filtro não é desenvolvido para limpar a superfície por completo, e portanto muitas vezes o que ele faz é uma pulverização de poeira no ambiente. Existem aspiradores com filtros especiais e de alta eficiência, porém têm um custo muito elevado.

3. Opte por produtos sem cheiro

Produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, incensos, são alguns exemplos de substâncias que podem funcionar como alérgenos, irritando o nariz, e desencadear sintomas de alergia.

4. Mantenha os ambientes arejados

Sala, janelas, sofá, mesa, quadros, abajur

Foto Shutterstock.com

Os portadores de doenças respiratórias precisam privilegiar ambientes com boa circulação de ar. Um ponto importante a ser considerado é a existência de uma boa ventilação na casa e no quarto, e se possível ambientes ensolarados, para evitar o surgimento de bolor.

5. Umidifique o ambiente

Na época de clima seco, deixe sempre uma vasilha com água no quarto, principalmente durante as horas de sono. Essa medida ajuda muito a deixar o ar mais úmido e, assim, favorecer a saúde do sistema respiratório.

Saiba mais:

E quando seu bichinho de estimação causa alergia?

Alergia a cosméticos

Melhores alimentos para evitar uma crise respiratória

 

 

Advertisement

Estilo de vida

O coração é um dos principais órgãos do corpo e, para mantê-lo bem cuidado, os exames são fundamentais. Saiba quais são os indicados para esse órgão.

Estilo de vida

A celulite é um incômodo para muitas mulheres. Dá para evitá-las por meio da refeição. Confira alguns alimentos que podem combate-la.

Estilo de vida

O uso de calmantes aumentou no Brasil. Conheça quais são os principais tipos disponíveis no mercado - industriais e naturais.

Estilo de vida

O contágio é simples e rápido mas, com alguns hábitos simples e fáceis de serem incorporados na rotina, você consegue manter as viroses longe!

Estilo de vida

Algumas plantas são remédios para algumas doenças. Desta forma, são outra opção para pacientes que não se dão bem com tratamentos convencionais.

Estilo de vida

Por conta do estresse diário e multitarefas, algumas pessoas recorrem ao uso desses medicamentos - sem prescrição médica. Mas será que há riscos?

Estilo de vida

Uma pesquisa revelou que o excesso de fast food pode estar relacionado à infertilidade. Saiba os motivos e previva-se se estiver pensando em ter um filho!

Estilo de vida

Não é preciso ser expert: meditar de forma leve já ajuda a reduzir significativamente o estresse psicológico. Que tal tentar e relaxar você também?