10 dicas simples para afastar a pressão alta e ter uma vida mais saudável

Veja como manter os números sob controle e garanta mais qualidade de vida! Conheça 10 dicas simples para afastar a pressão alta!

None
shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/12/2016 às 15:36
Atualizado às 12:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A hipertensão não tem cura, mas com alguns hábitos saudáveis dicas práticas contra pressão alta é possível viver bem com o problema. Confira!

peso_pressao alta_saude

1. Controle o peso

O aumento dos ponteiros da balança leva ao desenvolvimento de diabetes, obesidade e colesterol alto, que estão relacionados à elevação da pressão arterial.

2. Pare de fumar

Apenas um cigarro já é capaz de elevar a pressão significativamente.

3. Limite o consumo de álcool

É permitido, no máximo, 240ml diários de vinho tinto para os homens e metade dessa quantidade (120ml) para as mulheres.

4. Afira a pressão

O ideal é verificar a pressão, pelo menos, uma vez ao ano, a fim de prevenir a hipertensão. Para quem já sofre da doença, um controle regular, além de visitas periódicas ao cardiologista, é o mais recomendado.

5. Reduza a ingestão de sódio

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 5g de sal – equivalente a 1 colher (chá) – é o consumo diário permitido.

vitamina D_estresse_medicameto_exercicios

6. Aposte na vitamina D

Um estudo realizado na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que 20% dos casos de hipertensão em mulheres estão associados à falta de vitamina D. Para repô-la, basta investir no consumo de alguns alimentos, como gema de ovo e fígado de boi, ou por meio da exposição solar por, no mínimo, 15 minutos diariamente. Não se esqueça de que o horário recomendado é até às 10 horas ou após às 16 horas.

7. Fuja do estresse

Esse sentimento é uma resposta à sobrecarga física e emocional, que contribui para o aumento da pressão arterial. O ideal é tirar alguns momentos para cuidar de si próprio e relaxar.

8. De olho nos medicamentos

Se o médico recomendou, não deixe de tomar. Também é importante respeitar os horários e a quantidade indicada pelo especialista.

9. Caminhe mais

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP (Universidade de São Paulo), comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas seguintes.

10. Realize exames periódicos

O aumento da pressão pode estar relacionado a vários fatores. Por meio dos exames pedidos pelo especialista, é possível detectar esses agentes e combater o mal pela raiz.

Texto: Juliana Mesquita/Colaboradora

Consultoria: Fuad Cury, personal trainer

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.