5 cuidados que você deve ter com a saúde antes dos 40

Saiba quais os cuidados você deve tomar para chegar nos 40 anos com uma "saúde de ferro" e renove os seus hábitos imediatamente!

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/08/2016 às 17:56
Atualizado às 11:31

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O ciclo da vida é inevitável: conforme a idade vai avançando, alguns problemas vão aparecendo. Essa situação pode se tornar ainda mais grave quando, na fase adulta, não são tomados os devidos cuidados com a saúde e complicações acabam surgindo na meia-idade.

Por isso, listamos 5 cuidados que você precisa ter para chegar aos 40 anos super saudável!

1 – Pratique exercícios com frequência

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Antes de ficar determinada a praticar exercícios físicos somente para perder a barriga ou alcançar uma estética perfeita, pense na sua saúde e no seu futuro. Quando você pratica exercícios aeróbicos, por exemplo, está ajudando o seu corpo a prevenir doenças cardiovasculares, colesterol, diabetes, osteoporose e até derrames. Não é preciso se matar na academia diariamente, basta deixar a preguiça de lado e, principalmente, não arrumar desculpas para faltar ao treino!

2 – Coma alimentos saudáveis

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Isso não significa que você deve se esquecer completamente das frituras ou das gostosuras doces (mas se conseguir, é ainda melhor!). Regular o seu consumo das “porcarias” já vai ajudar bastante quando você alcançar os 40 anos! Mas não monte uma alimentação por conta própria: consulte um médico da área e faça um cardápio adequado para o seu organismo.

3 – Evite o cigarro

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para quem fuma apenas um cigarro “de vez em quando”: pare imediatamente! De acordo com uma pesquisa feita pela revista The Lancet, parar de fumar antes dos 40 anos reduz as chances de morte precoce em 90%. Mas se você é fumante há algum tempo, já tentou e não consegue parar de fumar, saiba que a tarefa é sim difícil, mas não impossível: existem até aplicativos gratuitos para aparelhos celulares que ajudam a alcançar o seu objetivo! E não deixe de procurar um médico para auxiliá-la.

4 – Não exagere na bebida

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Se a adolescência e a fase adulta são marcadas por descobertas, a meia-idade é marcada por consolidações. Se as noites de bebedeiras e as ressacas são frequentes, a situação se refletirá no futuro e essas atitudes lhe renderão sérias consequências. Isso porque, após os 40 anos, a quantidade de água disponível no organismo tende a diminuir, e quando bebidas alcoólicas são ingeridas, o álcool é distribuído no organismo com a água. Portanto, se a bebedeira continuar, as ressacas virão muito piores.

5 – Escove os dentes antes de dormir

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Você é do tipo que escova os dentes corretamente antes de dormir ou deixa “passar” algumas noites? Se você é adepta da segunda opção, saiba que esta lhe renderá algumas dificuldades no futuro. Após os 40 anos, o corpo está mais vulnerável a contrair a Doença Periodontal – que causa inflamação na gengiva – e a melhor forma de evitá-la é realizando a higiene bucal corretamente.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.