Confira uma lista de 10 alimentos contra artrite e artrose

Saiba como os 10 alimentos contra artrite e artrose atuam contra as dores reumáticas, inflamações nas articulações e outras doenças

None
Entenda um pouco mais sobre as doenças e veja 10 alimentos contra artrite e artrose. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/09/2017 às 17:00
Atualizado às 11:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Além do tratamento medicamentoso e das sessões de fisioterapia, existe uma outra forma de amenizar os sintomas causados pelas doenças reumáticas: a alimentação. “Seguir uma dieta balanceada, sem exageros, evitando o ganho de peso, protege as pessoas contra uma série de patologias, inclusive o reumatismo”, explica a nutricionista Mirian Martinez. Assim, para reduzir a inflamação e, consequentemente, a dor reumática, deve-se incluir na alimentação ingredientes com propriedade
anti-inflamatória. Então, a seguir você conhece um pouco mais sobre essas doenças e também 10 alimentos contra artrite e artrose para fazer parte da sua rotina alimentar.

Artrite

De uma forma simples, a artrite é considerada uma designação genérica de várias enfermidades que podem causar dor e inflamação nas articulações. Dessa forma, quando uma pessoa reclama frequentemente de dor e de inchaço nas partes do corpo que correspondem às articulações – principalmente, nas mãos e nos pés -, é possível que seu diagnóstico seja de artrite. Embora não tenha uma causa específica, essa doença inflamatória pode ser detectada a partir dos sintomas apresentados, os quais incluem desde febre baixa e cansaço até emagrecimento e inflamações nas juntas, como joelho, cotovelo e tornozelo.

Artrose

“Artrose é uma doença crônica chamada mais comumente de degenerativa, que acomete as cartilagens das articulações. Ela ocorre a partir da meia idade e se caracteriza pelo engrossamento das articulações dos dedos e da sensação de areia em grandes articulações (como os joelhos), o que chamamos de crepitação. O problema leva a uma rigidez das articulações que é pior quando ficamos parados e melhora quando nos movimentamos – os pacientes referem-se à melhora quando o corpo esquenta’’, explica a reumatologista Claudia Velasco. A artrose acontece quando há uso excessivo de uma articulação ou pelo seu envelhecimento normal. É importante salientar que a obesidade, o avanço da idade e o esforço físico com carga excessiva não são a causa da doença, mas podem facilitar o surgimento do problema.

Confira 10 alimentos contra artrite e artrose

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Claudia Velasco, reumatologista; Mirian Martinez, nutricionista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.