ESTILO DE VIDA

1º dia de aula? Veja 3 etapas que ajudarão seu filho a se acostumar

Com algumas atitudes corretas, você pode ajudar seu filho a se acostumar com a escola. Veja quais são as 3 etapas desse processo!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/10/2016 às 19:13
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Levar o filho para a escola pela primeira vez não costuma ser uma tarefa fácil: a criança chora e os pais sofrem com a situação. No entanto, com algumas atitudes corretas, isso pode acontecer de uma forma natural e sem traumas. A psicopedagoga Maria Rocha explica as 3 etapas fundamentais para a adaptação. Confira!

mãe se despedindo dos dois filhos na escola

Foto iStock.com/Getty Images

1ª etapa: mãe fica com a criança no espaço escolar.

“A mãe ou responsável acompanha o pequeno durante o período que ele permanecer na escola, o que não deve exceder 1 hora e meia”, defende Maria. Durante esse tempo, o adulto deve estimular a criança a se relacionar e se divertir. O que não pode é alimentar a insegurança do pequeno, dando muita atenção ao choro ou às manhas.

2ª etapa: mãe permanece na escola, mas longe do filho.

“Nesse momento, é falado para o filho que a mãe estará em determinado lugar, enquanto ele vai para outro brincar”, ensina a especialista. No entanto, ela não pode ir embora sem que o filho saiba, se não, quando ele voltar e não encontrá-la, vai achar que a professora mentiu e não confiará mais nela.

Leia também:

3ª etapa: mãe sai da escola por um tempo e depois volta.

É o momento de sentir o quanto a criança aguenta sem a presença da mãe.