É possível usar a lavagem cerebral para o bem?

A lavagem cerebral é usada para acessar o consciente e o inconsciente das pessoas. Seria uma ferramenta possível para o bem?

- Foto: Shutterstock Images

O poder de uma lavagem cerebral é tanto que alguns cientistas começaram a pensar na técnica de manipulação da mente alheia como uma ferramenta para o bem.

Lavagem do bem

Estudos feitos na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, e na Universidade de Leiden, na Holanda, em 2015, indicaram ser possível minimizar o racismo e o sexismo por meio de estímulos cerebrais. No primeiro caso, quando os voluntários atingiam o sono profundo, um alto-falante repetia frases que ligavam negros a palavras boas e mulheres a termos de ciência. Após acordar, o grupo refazia um teste. Antes, o resultado apontava um nível de preconceito de 0,55; depois caiu para 0,17.

lavagem - cerebral-bem

Foto: Shutterstock Images

Visão da ciência

Já na pesquisa holandesa, as pessoas receberam choques elétricos de baixa intensidade no córtex pré-frontal (aquela área responsável pela racionalidade) e, em seguida, houve queda de preconceito. Mesmo com resultados otimistas, os cientistas não saibam ao certo o que pode ter motivado a mudança de opinião. O psicólogo Breno Rosostolato enfatiza que, antes mesmo de pensar em técnicas para reverter mentes “doentes”, é preciso que cada indivíduo se conscientize de sua liberdade de pensamento: “o importante é que a sociedade, por meio das normas e da rigidez de ideologias, cultive um povo cerebral. É necessário que as pessoas identifiquem a base destes controles mentais e questionem, sendo mais críticas e livres”.

Caso real

A maioria dos casos de lavagem cerebral não são usados para o bem. O reverendo norteamericano Jim Jones criou uma comunidade na Guiana onde pregava sobre o fim do mundo – o que reunia milhares de seguidores. Ao surgirem denúncias de tortura em 1978, uma comissão formada pelos Estados Unidos foi ao local investigar. Para evitar que fossem presos, Jones promoveu um suicídio coletivo, envenenando centenas de seguidores, totalizando 918 mortes.

 

Saiba mais

Como o cérebro reage a uma lavagem cerebral

Entenda o que é lavagem cerebral

Descubra se é possível controlar o inconsciente

 

Consultoria: Breno Rosostolato, psicólogo clínico e professor da Faculdade Santa Marcelina (FASM), em São Paulo (SP)

Texto: Natália Negretti

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência