3 truques para acalmar o bebê e melhorar seu sono

Alguns truques são capazes de distrair o bebê e ajudá-lo a esquecer o incômodo que o faz chorar. Conheça 3 maneiras de garantir bem-estar aos pequenos.

- Foto: iStock e Getty Images

Quando o bebê começa a chorar, toda a família se mobiliza para atendê-lo, tentando descobrir qual o desconforto que está provocando tanta reclamação. Algumas vezes, é fácil: hora de mamar, fralda suja, desejo de colo – cada uma com sua solução. Em outras, parece que nada é capaz de acalmar o pequeno, o que vai deixando os adultos nervosos e realimentando o ciclo do berreiro. Nessas horas, alguns truques podem ser a tábua de salvação, não por terem, necessariamente, efeito terapêutico, mas por distraírem o bebê, ajudando-na a esquecer do incômodo (e, finalmente, superá-lo). Conheça 3 aliados da tranquilidade do lar.

 

bebe-deitado-cama-pelucia-despertador

Foto: iStock e Getty Images

 

1. Balde de banho

Vindo direto da lavanderia ou mais moderno (desenvolvido especialmente para o banho), ele pode ser usado nos dias quentes para refrescar o bebê. Há mães que garantem que é um ótimo recurso para o banho da noite, que faz a criança dormir por horas (e os pais também!). A hipótese é que a criança se “molde” ao acessório, sentindo-se mais aconchegada e confortável. Para a pediatra e neonatologista Ana Paula Joras Jundi, não há contraindicação para os pequenos que já consigam ficar sentados ou em pé, mas é preciso atenção com os recém-nascidos. “Não devemos colocá-los no balde, pois ainda não conseguirão se sustentar”, afirma.

2. Doce balanço

Essa é antiga, mas se mantém atual. Parece que faz parte do instinto materno um leve balanço quando o bebê está no colo. Tanto para acalmar quanto para fazê-lo dormir, é uma ótima solução. E existem cadeirinhas de balanço próprias para bebês, com músicas e brinquedinhos que acalmam e ao mesmo tempo distraem. Além do mais, podem ser usadas para dormir em posição mais vertical, nas difíceis e longas noites de resfriado.

 

mae-segurando-bebe-colo-mamar-sofa-pelucia

Foto: iStock e Getty Images

 

3. Chupeta

Ela faz verdadeiros milagres nas horas mais tensas. É que o bebê rapidamente associa a sucção com a tranquilidade gerada pelo momento da amamentação, quando sente o calor e a proximidade da mãe. Mas é preciso muito cuidado para não abusar da chupeta, já que a sua sucção (mais fácil do que sugar o seio) pode ser preferida pelo bebê. “Ela pode levar a criança a deixar o seio materno”, alerta a especialista. Outra prática contraindicada é misturar alimentos como mel, açúcar e ervas à chupeta: os doces podem prejudicar os dentes e induzir ao hábito do consumo exagerado, enquanto as ervas para cólica podem produzir engasgos e até broncoaspiração. Vale lembrar que, até os seis meses de idade, o bebê não precisa de nenhum outro nutriente além dos presentes no leite materno.

 

Texto Redação Alto Astral

Consultoria Ana Paula Joras Jundi, pediatra e neonatologista

 

LEIA MAIS:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência