Connect with us

O que você está procurando?

Transtornos como bipolaridade e esquizofrenia são mais comuns; outros, são menos conhecidas, mas possuem características peculiares. Confira!
- Foto Shuttestock.com

Transtornos mentais: conheça 3 tipos raros, mas muito curiosos!

Transtornos como bipolaridade e esquizofrenia são mais comuns; outros, são menos conhecidas, mas possuem características peculiares. Confira!

Transtornos como bipolaridade e esquizofrenia são mais comuns; outros, são menos conhecidas, mas possuem características peculiares. Confira!

Mulher, morena, cabelo curto, blusa colorida, espelho, passando batom

Foto Shuttestock.com

Narcisismo ou megalomania

A megalomania é caracterizada por ilusões de enorme poder, relevância, onipotência e autoestima exagerada. No entanto, o termo não é encontrado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, sendo considerado um sinônimo para Transtorno de Personalidade Narcisista. Fazendo referência à Narciso, herói da mitologia grega (famoso por sua beleza e orgulho que, de tão arrogante, recebeu uma maldição da deusa Némesis e se apaixonou pelo seu próprio reflexo na água), quem sofre deste transtorno apresenta preocupação obsessiva com a maneira como os outros o veem e com aspectos que influenciam sua imagem.

Síndrome de capgras

Os indivíduos que têm esse transtorno acreditam que algum conhecido próximo (como familiares, amigos ou parceiros) foi substituído por um impostor idêntico. É claro que não passa de uma ilusão, mas tal crença pode fazer muito mal ao paciente, se não receber o tratamento adequado. A síndrome foi identificada pela primeira vez em 1923, pelo psiquiatra francês Joseph Capgras (daí o nome da síndrome) e acredita-se que ela tenha a mesma origem do Delírio de Cotard, que também resulta da desconexão entre as áreas do cérebro que reconhecem faces e regiões que associam emoções a esta identificação. O desligamento é responsável por provocar o sentimento que o rosto avistado não pertence à pessoa correta.

Leia também:

Síndrome de Cotard

Também conhecido como síndrome do Cadáver Ambulante ou Delírio de Negação, o transtorno faz com que o indivíduo ache que está morto, seja no sentido concreto ou abstrato. Por exemplo, pode pensar que está sem sangue, com os órgãos apodrecendo dentro do corpo, chegando a negar sua própria existência e de outros ao seu redor em casos mais graves. A síndrome pode estar ligada às mesmas áreas do cérebro que são afetadas pela esquizofrenia, bipolaridade e depressão.

 

Texto Natália Negretti

Advertisement

Estilo de vida

Inchaço é um problema que afeta principalmente o corpo das mulheres, pois elas sofrem muito com isso na tpm. Entenda mais sobre o assunto!

Estilo de vida

Problemas digestivos, como por exemplo, alergia ao glúten podem contribuir para complicações no intestino. Confira quais são esses problemas!

Estilo de vida

O funcionamento do intestino precisa estar em dia para que algumas funções do organismo não sejam afetadas. Confira possíveis causas mal funcionamento.

Estilo de vida

Além dos métodos convencionais, existem outras técnicas mais práticas e confortáveis, que servem para prevenir ou ajudar a trata a depressão.

Estilo de vida

Além de substituir o sal, algumas ervas, especiarias e frutas contribuem para a prevenção de várias doenças. Confira quem são os substitutos do sal!

Estilo de vida

Crianças não manifestam problemas emocionais da mesma forma que adultos. Veja como identificar quando algo não vai bem na infância.

Estilo de vida

A solução para a prisão de ventre, é uma alimentação adequada, tanto para prevenir, quanto para regular o problema. Confira 5 alimentos que podem ajudar!

Estilo de vida

Zé Gotinha e Carreta Furacão se uniram na nova Campanha Nacional de Multivacinação! Confira o vídeo e as novas vacinações presentes na campanha.