Connect with us

O que você está procurando?

Para celíacos e pessoas sensíveis, é importante tirar o glúten da alimentação. A seguir, você descobre como fazer isso sem sofrimento!
- Para substituir o glúten, uma ideia é a tapioca. Foto: iStock.com/ Getty imagens

Cinco dicas para tirar o glúten da alimentação

Para celíacos e pessoas sensíveis, é importante tirar o glúten da alimentação. A seguir, você descobre como fazer isso sem sofrimento!

Cortar essa proteína da alimentação, em princípio, assusta. Tantos ingredientes comuns das prateleiras, como farinha de trigo e aveia, e que são matéria-prima de receitas do nosso dia a dia devem ser substituídos se você sofre de intolerância ou sensibilidade ao glúten. Mas o susto inicial dá lugar a uma sensação de alívio e bem-estar, principalmente para celíacos, que não podem consumir a substância. E pode ser bem fácil escapar desse problema. Confira cinco dicas para tirar o glúten da alimentação e sinta-se de bem com você mesma!

tirar o glúten da alimentação

Para substituir o glúten, uma ideia é a tapioca. Foto: iStock.com/ Getty imagens

Mude sua rotina

A melhor forma de despistar o glúten é cortar da alimentação o famoso pão francês e outros alimentos que são desenvolvidos a partir do trigo, da aveia, da cevada e do malte. “A melhor opção é a tapioca, isenta de glúten, sendo uma excelente opção para o café da manhã ou como pré-treino para atletas de alta performance”, indica Amanda Matos, nutricionista. Para resolver o problema da falta de fibras dessa opção, você pode acrescentar farelo de chia ou linhaça à massa.

Encontre aliados

Sabe aquela farinha de trigo que você usava para tudo? Dá para trocá-la sem problema algum! Polvilho doce ou azedo, fubá, farinha de arroz, de amora, amaranto, chia e fécula de batata são algumas das alternativas.

Apague o rastro

Dá para viver sim sem o macarrão e a lasanha tradicional sem perder o sabor. Amanda ensina: “Combine a farinha de arroz com a fécula de batata e o polvilho doce. Para quem gostar, a quinoa também pode ser adicionada na mistura”. E tem mais! A nova receita não tem perda nutricional, pois contém fibras e regula o trânsito intestinal.

tirar o glúten da alimentação

Existem diversos grãos que não possuem glúten. Amaranto, fubá, farinha de arroz, amora, amaranto, chia e fécula de batata, são alguns deles. Foto: Shutterstock

Fique atento aos sinais

Apesar de alguns ingredientes originalmente não conterem glúten, é necessário checar sempre se levam ou não o elemento na composição. Durante o processo de industrialização, é possível que haja a contaminação pelo glúten, daí a indicação no rótulo. “No caso do pó de café, ele pode estar misturado com cevada, para aumentar a quantidade na embalagem. Evite tomar café onde você não saiba a marca do produto. Procure os cafés que possuem o selo de pureza da ABIC”, recomenda.

Esteja consciente

Bebidas alcoólicas também podem conter a substância, caso da cerveja e do whisky, originários da cevada e do malte. Para o consumo prefira alternativas isentas de glúten, como: vinho, aguardente de cana, rum, vermute, conhaque e quentão. Mas sempre com moderação, ok?

 

Consultoria: Amanda Matos, nutricionista

Texto: Redação Alto Astral

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

O ronco pode ser potencializado por conta de alguns problemas, tratar as alergias respiratórias é uma boa forma de evitar ou minimizar o problema

Estilo de vida

É preciso conscientização sobre a síndrome do X-frágil, pois não há cura. Contudo, podem ser feitas terapias para que a criança se sinta mais confiante.

Estilo de vida

Conheça a técnica INCOR contra o ronco, método desenvolvido no Brasil que pode melhorar a qualidade de vida de quem sofre com o problema

Estilo de vida

Uma dúvida recorrente é se a depressão tem cura e pode ser controlada, mas é preciso procurar ajuda e tratamento adequado. Veja como!

Estilo de vida

Alguns desconfortos no estômago são sinônimos de má alimentação. O que você come pode ser a solução ou o problema. Confira o que excluir do cardápio!

Estilo de vida

Alguns nutrientes são essenciais no cardápio para aumentar as chances de uma gravidez. Confira alguns exemplos que não podem faltar!

Estilo de vida

Ajudam na saúde, possuem fibras, podem ser consumidos a qualquer hora do dia e muito mais. Conheça os benefícios dos sucos naturais!

Estilo de vida

A alimentação desbalanceada é um dos fatores para o aumento do sobrepeso infantil. Confira opções saudáveis e diferentes para a lancheira das crianças!