
Foto: Thinkstock/Getty Images
O que faz você relaxar? Essa pergunta pode ter as mais diversas respostas, de acordo com o estilo da pessoa e preferências pessoais. Uma prova disso é a variedade de opções para alcançar a paz interior ou simplesmente exorcizar o peso daquela sensação ruim. Confira várias dicas para reverter o processo!
Medite
Sente-se sobre um tapete numa posição confortável e com as pernas cruzadas. Feche os olhos e tente não se concentrar em ideias ou preocupações específicas. Procure não pensar em nada, deixando a mente livre por alguns minutos. A eficiência da meditação contra o estresse é comprovada pela ciência. Esses são os primeiros passos para começar a aprender a meditar. Aperfeiçoe a técnica fazendo aulas com especialistas.
Deixe a mente fluir
Reserve um momento do dia para esvaziar a mente:
– Durante o banho.
– Olhando pela janela a caminho do trabalho.
– Ouvindo uma música relaxante.
Respire fundo
Esse ato tão natural muitas vezes não é praticado de forma correta no dia a dia. A rotina pesada é, em geral, acompanhada de uma respiração apressada. Enfrente desafios respirando profundamente, para oxigenar as células cerebrais e manter a calma.
Massagem
Uma boa sessão de massagem transborda relaxamento para quem recebe. Que tal agendar uma com um especialista e usufruir do bem-estar por todo o corpo? Ao pressionar os pontos-chave de energia, são liberadas as tensões acumuladas e o corpo fica mais leve. Pesquisas revelam também que quem oferece uma massagem se beneficia ainda mais.
Ria!
São várias as pesquisas que concluíram que rir ajuda a diminuir o estresse. Uma boa risada também pode aliviar a dor e beneficiar as defesas do organismo. Um estudo do Journal of Neuroscience comprovou que o riso pode ser altamente contagiante.
Faça origami
É um exercício para o cérebro, relaxa os dedos e tira o foco das outras atividades.
Pés descalços
Deixe seus pés sem sapatos sempre que puder, para que respirem e descansem. Aproveite a sensação no contato com o solo.
Tenha um hobby
Pesquisa da Universidade de Maastricht, na Holanda, revelou que homens com hobby têm menos propensão a tirar licença de saúde, além de menos depressão, níveis de estresse mais baixos e sistema imunológico trabalhando melhor. Precisa de mais algum motivo? Comece um curso e aproveite para conhecer pessoas.
Ouça música
Abstraia com sons suaves. Escute como música de fundo, durante ações ou até mesmo a caminho do trabalho.
Frequente shows
Níveis mais baixos de pressão sanguínea e de depressão. Essas são as vantagens encontradas, por pesquisadores do Chelsea and Westminster Hospital, na Inglaterra, em quem vai em shows.
Quer mais?
A maioria das dicas lidas foram adaptadas do livro 1001 maneiras de relaxar, de Susannah Marriott, Ed. Publifolha. Não deixe de conferir esse livro cheio de sugestões relaxantes!
Para ver mais dicas, adquira a revista Chega de Estresse! – já nas bancas.