Riscos em usar o andador infantil

Responsável até por traumatismos cranianos, os andadores podem oferecer riscos para as crianças se não forem usados corretamente. Saiba mais!

- FOTO: Shutterstock

Para tentar ajudar os filhos a progredirem na hora de dar os primeiros passos, muitos pais recorrem aos andadores. Mas é preciso ficar atenta ao lançar mão desse aparelho, pois acidentes graves já aconteceram. Diante disso, muitos pediatras não o recomendam, já que existem riscos em usar o andador de forma incorreta.

menina com a boca aberta andando

FOTO: Shutterstock

Os riscos existem

A imagem que a maioria dos pais tem é de que o andador, além de facilitar a troca de passo, dá a liberdade para os bebês, estimulando a prática do caminhar. Mas isso nem sempre é real. “Na verdade, esse equipamento, além de ser perigoso, já que existem registros de quedas em que as crianças chegaram a ter traumatismo craniano, não ajuda a o desenvolvimento motor”, explica Fabiana Sarilho de Mendonça, fisioterapeuta com especialização em fisioterapia neonatal e pediátrica. 

Pode prejudicar os primeiros passos

Segundo Fabiana, “o aparelho faz com que exista uma alteração da percepção do corpo no espaço, já que o treino é inadequado e isso pode gerar problemas até de aprendizagem futuramente”. Assim o mais indicado é a criança aprender a ficar em pé e andar naturalmente. Converse com um pediatra!

LEIA MAIS

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência