Reumatismo não é uma doença específica. Entenda!

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o reumatismo não é uma doença, mas um distúrbio que agrega várias enfermidades diferentes

- Na verdade, o reumatismo não é uma doença específica, mas um termo que se refere a diversas enfermidades. FOTO: Shutterstock Images

Dores localizadas, dificuldade para levantar os braços ou problemas para erguer objetos pesados podem ser sintomas de doenças reumáticas, aquelas que atingem as articulações e seus componentes, como músculos, cartilagens e tendões. Isso mesmo, doenças reumáticas. Ao contrário do que normalmente é dito por aí, o reumatismo não é uma doença, mas sim um conjunto de enfermidades. Vamos explicar!

O termo reumatismo é visto erroneamente por muitos como uma doença, no entanto, o correto é designá-lo como distúrbios reumáticos, que podem ser divididos em diversos tipos. “Não existe uma doença chamada reumatismo. Esse é um nome usado para qualquer doença ou condição que provoque dor nas articulações, ossos, músculos e sistema osteoarticular de uma maneira geral. Na verdade, quando falamos das doenças reumáticas, estamos falando de mais de 100 doenças diferentes. Cada uma delas tem características próprias com causas, sintomas e evolução totalmente diferentes”, esclarece o reumatologista Ari Halpern.

Principais doenças

Como já explicado, a palavra reumatismo não tem nenhuma correspondência clínica específica. Porém, quando se referem a ela, as pessoas geralmente estão pensando em algumas das inúmeras doenças que provocam dor nas articulações. Entre as mais frequentes estão a artrose (também chamada de osteoartrite), a artrite reumatoide, a gota e a fibromialgia.

Ao contrário do que acontece com os problemas cardíacos e gastrointestinais, por exemplo, onde o foco da doença é localizado em um órgão específico, o reumatismo não gera essa certeza de diagnóstico. Isso porque muitas pessoas acreditam que as enfermidades reumáticas são responsáveis por acometer o sistema osteoarticular, o que nem sempre é verdade, pois dentre os distúrbios que fazem parte desse grupo há também doenças autoimunes, como a febre reumática.

Existe prevenção?

Alguns hábitos são capazes de amenizar os sintomas das doenças e retardar o seu aparecimento, contudo, as doenças reumáticas não apresentam cura. O indivíduo que vai desenvolver reumatismo apresenta um padrão genético que vai favorecer o aparecimento do problema. Ou seja, se a pessoa nasceu com uma carga genética capaz de estimular o surgimento da artrite, por exemplo, passado alguns anos essa doença vai surgir, uma vez que ainda não existe meios na medicina para evitar essa situação.

Doenças reumáticas podem ser prevenidas e tratadas

Apesar de as doenças reumáticas não terem cura, podem ser tratadas e mesmo prevenidas. FOTO: iStock e Getty Images

Hora de detectar!

Por ser definido como um conjunto de doenças, o reumatismo não apresenta um exame específico para o seu diagnóstico. Assim, o médico precisa avaliar os sintomas apresentados e analisar o histórico clínico do paciente. O fundamental é que, ao sentir os desconfortos característicos das doenças reumáticas, a pessoa busque ajuda profissional, pois o diagnóstico precoce é uma das melhores formas de prevenir possíveis complicações das enfermidades e garantir qualidade de vida por mais tempo.

 

Texto: João Paulo Fernandes/Colaborador | Consultoria: Ari Halpern, reumatologista

 

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência