Entenda o que são radicais livres e como prejudicam a saúde

Qual é a verdadeira função dos antioxidantes? Como os radicais livres agem no organismo? E o que são essas substâncias? Descubra isso e muito mais!

- Foto: Shutterstock

Os radicais livres viraram assunto da moda entre quem se preocupa com a saúde e a estética. São considerados moléculas prejudiciais ao organismo (quando em excess) e, para combatê-los, a recomendação é consumir alimentos e cosméticos com ação antioxidante. Mas qual é a verdadeira função dos antioxidantes? Como os radicais livres agem no organismo? E o que são essas substâncias? Especialistas em medicina ortomolecular tiram essas dúvidas e explicam como a alimentação pode influenciar na prevenção de doenças e retardar o envelhecimento.

 

mulher espelho envelhecimento precoce radicais livres

Foto: Shutterstock

 

Os vilões

“Os radicais livres são produzidos normalmente pelo nosso metabolismo. São subprodutos da atividade das células e da oxidação de gorduras”, explica a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki. Ou seja, o corpo libera radicais livres através do processo de respiração. “São moléculas altamente instáveis e quimicamente muito reativas. Danificam os componentes das células, inclusive o DNA, podendo trazer problemas de saúde que vão desde o enfraquecimento do sistema imunológico até doenças mais graves, como o câncer”, acrescenta o médico ortomolecular Antonio Fernandez.

O processo chamado de estresse oxidativo ocorre quando os radicais livres são produzidos em excesso e causam danos às células. Para que o organismo funcione corretamente, é necessário haver um equilíbrio entre as substâncias antioxidantes e os radicais livres. “O corpo humano possui inúmeras enzimas com ação antioxidante que dependem de um aporte nutricional correto (ou seja, precisam de matéria-prima para sua produção). Nutrição preventiva é a melhor forma de minimizar a ação destrutiva dos radicais livres”, explica Tamara.

 

alimentos antioxidantes envelhecimento precoce radicais livres

Foto: Shutterstock

 

Protetores da saúde

Os antioxidantes podem agir bloqueando a formação dos radicais livres ou interagindo com eles, tornando-os inativos”, diz Antonio. Estão presentes principalmente em frutas, legumes, verduras e ervas, mas também podem ser encontrados em grãos e cereais integrais, ovos e até laticínios. São substâncias como a vitamina C e os polifenóis, que protegem as plantas contra o ataque de insetos, radiação ultravioleta e poluição. Quando são ingeridos, agem no organismo da mesma forma, protegendo as células contra elementos prejudiciais.

 

Texto Redação Alto Astral

Consultoria Antonio Fernandez, médico nutrólogo; Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência