Connect with us

O que você está procurando?

Descobertas e inovações que podem contribuir para a vida de que tem síndrome de Down
- Foto: Shutterstock

Como ter qualidade de vida com síndrome de Down

Descobertas e inovações que podem contribuir para a vida de que tem síndrome de Down

No decorrer dos anos, muitos pesquisadores tentaram encontrar técnicas para melhorar a condição e proporcionar mais qualidade de vida às pessoas com síndrome de Down. Confira algumas novidades sobre o assunto:

síndrome de down

Foto: Shutterstock

Longe da obesidade

Para verificar a influência dos hábitos alimentares em pessoas com síndrome de Down, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) analisaram 105 estudantes, entre nove e 59 anos, durante cinco dias. Eles utilizaram medidas como circunferência abdominal e o Índice de Massa Corporal para levantar dados. Além disso, os pais ou responsáveis responderam um questionário sobre a frequência alimentar dos alunos. Posteriormente, foram realizadas intervenções educativas divididas em três partes: motivação, exibição de vídeo sobre educação nutricional e atividades lúdicas . Por meio dos resultados obtidos, concluiu-se que metade dos estudantes apresentou sobrepeso ou obesidade desde a infância.

Equoterapia

Além de métodos educativos, meios alternativos passaram a figurar como possíveis aliados nos tratamentos. Dentre eles, está a equoterapia: prática que utiliza cavalos em uma atividade multidisciplinar. Para comprovar a eficácia dessa técnica em pessoas com Down, duas pesquisadoras da Faculdade de Pindamonhangaba, no interior de São
Paulo, realizaram uma revisão de literatura do assunto. Com isso, identificaram que a equoterapia acelera o desenvolvimento de crianças com a síndrome, melhora o equilíbrio estático e dinâmico, a postura e a coordenação motora, além de fortalecer a musculatura.

Síndrome de Down e a tecnologia

Para muitos pais e responsáveis, estimular o desenvolvimento da criança com síndrome de Down parece uma tarefa complexa e cheia de obstáculos. No entanto, um novo aliado pode estar mais próximo de que se imagina – e cabe na palma da mão! Estudantes do curso de informática da Escola Técnica Estadual (Etec), em Franco da Rocha (SP), criaram um aplicativo para celular voltado ao desenvolvimento das crianças que têm a síndrome. Com a ajuda da personagem Thaisinha, os pequenos podem acessar inúmeras atividades, como desenho livre e jogo da memória. O app, chamado PlayDown, está disponível gratuitamente para aparelhos com plataforma Android e é uma opção lúdica e acessível para desenvolver a memória, a coordenação motora e a autonomia.

 

Saiba mais

4 filmes sobre síndrome de Down

5 mitos sobre síndrome de Down

Autismo: as causas, o diagnóstico e o tratamento

 

Texto: Vitor Manfio/colaborador – Edição: Natália Negretti

Advertisement

Estilo de vida

Folhas, raiz, flores e brotos: do coentro aproveita-se tudo! Além disso, é um excelente tempero e ainda traz benefícios para a saúde! Confira

Estilo de vida

O estresse pode causar grandes prejuízos se não for mantido sob controle. Veja como a tensão do dia a dia pode influenciar na sua saúde

Estilo de vida

Questões que ajudam a entender melhor os autistas

Estilo de vida

A neuróbica ajuda a potencializar a memória e também dá uma força para você aprender melhor. Confira como essa técnica funciona!

Estilo de vida

Saiba mais sobre o autismo, que ainda é um mistério para a medicina. Sabia que não se trata de uma doença?

Estilo de vida

A cebolinha é utilizada na culinária há mais de 5 mil anos. Esse tempero também possui compostos anti-inflamatórios e é rico em vitaminas C e A!

Estilo de vida

Será que você sabe tudo sobre o secreto mundo do cérebro? Confira aqui alguns mitos sobre o órgão e as respostas de especialistas na área

Estilo de vida

Sua mente é mais complexa do que você pode imaginar