Proteína animal x vegetal: Saiba mais sobre o poder de cada uma!

Conheça as diferenças entre as proteínas encontradas em alimentos de origem animal e vegetal! Atente-se a proteína para sua alimentação ficar equilibrada.

- FOTO: iStock.com/Getty Images

Responda rápido: quais são os alimentos que possuem maior quantidade de proteínas? Provavelmente, passou pela sua cabeça responder carnes e ovos. E a resposta não está errada. Porém, o que muitas pessoas podem não saber é que essas substâncias podem ser encontradas em diversos alimentos, inclusive nos vegetais – como feijões, amendoim e grão-debico. Fique por dentro das principais diferenças entre as proteínas animal e vegetal e atente-se à sua alimentação!

proteinas-carnes-vegetais

FOTO: iStock.com/Getty Images

O que são proteínas?

Tanto as de origem animal quanto vegetal são compostas de aminoácidos. Precisamos obter oito aminoácidos por meio da alimentação para que o organismo seja capaz de produzir as proteínas que o organismo necessita”, explica Patrícia Davidson, nutricionista funcional. Simplificando, esses elementos conhecidos como aminoácidos (que podem ser encontrados em vários alimentos) são os responsáveis pela formação das proteínas.

 

Qual a diferença entre proteína animal e vegetal?

A proteína animal é chamada de completa, justamente por conter todos os aminoácidos essenciais em sua composição”, conta Patrícia. Por outro lado, a vegetal apresenta deficiência nessa substância. “Mas não fique preocupado, pois isso não é um problema, já que os aminoácidos ausentes em alguns alimentos podem ser encontrados em outros”, complementa Patrícia. Por exemplo: a combinação de arroz com feijão é benéfica, pois o arroz é pobre em metionina e rico em lisina, já o feijão é rico em metionina e pobre em lisina, então um acaba compensando o outro.
Uma das grandes vantagens das proteínas vegetais é que elas não vêm acompanhadas de gorduras saturadas, altamente prejudiciais à saúde e que estão presentes nas de origem animal.

carnes-vegetais-proteinas

FOTO: Shutterstock

Principais fontes de proteína

  • animal: podem ser encontradas com o consumo de carnes (bovinas, frango e peixe), ovos e leites animais.
  • vegetal: podemos citar as leguminosas como a soja, os feijões, as ervilhas e as lentilhas. Temos também a quinoa, o amaranto, a chia e as oleaginosas (castanhas e amêndoas, por exemplo).

 

 

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Patrícia Davidson, nutricionista funcional

 

 

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência