Connect with us

O que você está procurando?

Destruída por um vulcão, Pompéia é o mais próximo que se pode chegar do dia a dia de como nossos antepassados viviam há dois mil anos.
- Foto: Pixabay/Graham-H

Pompéia, a cidade romana destruída por um vulcão está parada no tempo

Destruída por um vulcão, Pompéia é o mais próximo que se pode chegar do dia a dia de como nossos antepassados viviam há dois mil anos.

Pompéia foi destruída pelo vulcão Vesúvio no ano 79 d.C e reencontrada por escavadores no século 15. O sítio arqueológico foi transformado em uma espécie de parque turístico, situado nos arredores de Nápoles. Com a ajuda do mapa que os visitantes recebem na entrada, é fácil se locomover e reconhecer as antigas lojas, casas, edifícios públicos e templos do que um dia foi uma importante cidade do Império Romano.

Os cientistas acreditam que a maior parte das mortes em Pompéia foi causada pelos gases tóxicos expelidos pelo Vesúvio. O vulcão entrou em atividade pela última vez em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, mas não chegou a causar grandes estragos. A Universidade de Nápoles monitora o Vesúvio e os pesquisadores acreditam que ele ainda possa voltar a entrar em erupção um dia, mas garantem que não há motivos para se alarmar, por enquanto.

Foto: Pixabay/Graham-H

Para todas as idades

Pompéia é um ótimo passeio para se fazer em família porque é um lugar organizado e seguro. É muito comum ver pais e filhos de diferentes partes do mundo passeando por suas ruas de pedriscos. É possível contratar guias na hora de comprar o bilhete para entrar em Pompéia ou ainda alugar um audioguia (mas não em português). E, se você optar por descobrir sozinho as relíquias conservadas pelos italianos, o passeio também será muito agradável, com a vantagem de se gastar o tempo que quiser nos lugares que considerar mais emocionantes. Tome cuidado, no entanto, com os guias oportunistas que costumam se oferecer no caminho, dentro do parque, e que não são treinados como os guias oficiais

Foto: Pixabay/Wingrid1979

Como chegar em Pompéia

A melhor opção é se hospedar em Nápoles e ir de trem até o sítio arqueológico. Embarque na estação central Piazza Garibaldi e desça em Pompéia, em Pompei Scavi/Villa dei Misteri. O sítio arqueológico fica ao lado da estação. A viagem de trem de Nápoles para Pompéia dura, em média, 45 minutos, custa €2,40 e é bastante agradável. Embora um pouco ultrapassados, os trens são seguros e limpos. Aproveite a oportunidade de viajar com os napolitanos: se você prestar atenção, conseguirá até identificar dialetos da região dentro dos vagões. O horário e os preços dos bilhetes podem ser consultados em inglês no site www.trenitalia.it ou em italiano em www.vesuviana.it

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

No coração da Itália, Úmbria é uma região em que o lado místico integra-se totalmente ao humano, em harmonia com a exuberância da natureza.

Estilo de vida

De grande valor histórico, Estremadura e Ribatejo têm belíssimas igrejas da Idade Média, castelos e palácios imponentes e belezas naturais fantásticas.

Estilo de vida

Mendoza é a terra do sol e do vinho é também um convite à aventura, além de oferecer sabores e paisagens de tirar o fôlego.

Estilo de vida

Marco da arquitetura carioca, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro reúne mais de 11 mil obras de artistas renomados de todo o mundo.

Estilo de vida

A cinelândia e o marco da cultura de um Rio de Janeiro que se urbanizava em meados do século XX. Hoje, guarda o charme e a elegância de sua arquitetura.

Estilo de vida

Se engana quem pensa que a neve e o frio são os únicos climas a se descobrir na Europa. O verão europeu conquista os turistas com suas praias paradisíacas.

Estilo de vida

Antiga e moderna, liberal e conservadora, um dos mais importantes centros econômicos e culturais do mundo. São muitas as formas de definir Amsterdã.

Estilo de vida

Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha e seu mais importante centro turístico. Confira as atrações imperdíveis da capital da região catalã.