Connect with us

O que você está procurando?

Bebendo 1 litro por dia, você controla a taxa de colesterol, reduz o nível de açúcar no sangue, combate o envelhecimento precoce e, ainda, emagrece
-

Os benefícios do chá-mate

Bebendo 1 litro por dia, você controla a taxa de colesterol, reduz o nível de açúcar no sangue, combate o envelhecimento precoce e, ainda, emagrece

Os benefícios do chá-mate

Foto: Thinkstock/Getty Images

Ele pode ser tomado quente ou frio. Serve como ingrediente para diferentes pratos e tem um gostinho todo especial. Mas as maravilhas do chá-mate não param por aí: um estudo realizado na Universidade Federal de Santa Catarina comprovou que os principais efeitos da erva no organismo são a redução dos níveis de colesterol e o combate aos radicais livres. Sem contar que essa plantinha tipicamente brasileira pode ajudar a diminuir o nível de açúcar no sangue e até eliminar alguns quilinhos que estão sobrando. Mas atenção: para que você sinta os benefícios da erva-mate, é preciso obedecer ao consumo de 1 litro de chá por dia, que deve ser dividido em três xícaras e tomado dez minutos antes das principais refeições.

Como tudo começou
O pesquisador Edson Luiz da Silva, do Departamento de Análises Clínicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), buscou artigos sobre a erva-mate e constatou que alguns relatavam sobre o poder antioxidante da planta. Pensando nisso, resolveu verificar o efeito dessa propriedade na aterosclerose, uma doença inflamatória crônica, que acomete os vasos sanguíneos. Edson explica que o primeiro objetivo do estudo foi mostrar que a ingestão da erva verde (chimarrão) ou da tostada (chá-mate) contribuía na redução de fatores de risco para as doenças cardiovasculares, bem como para diabetes, colesterol alto e hipertensão. “O peso corpóreo foi igualmente avaliado na pesquisa, porém, como objetivo secundário. E, de fato, para alguns participantes houve diminuição do peso”, ressalta.

Formas de consumo
A erva-mate pode fazer parte do seu dia a dia como chimarrão (preparado com água quente e folhas secas e moídas da erva verde), tererê (preparado com água fria e folhas secas e moídas da erva verde) e chá-mate (preparado com água quente e folhas secas e moídas da erva tostada). “Com base nos resultados de nossos estudos, não há diferença entre os dois tipos de mate. Ambos têm composição química semelhante e forneceram resultados similares para as pessoas”, afirma o pesquisador Edson Luiz.
Aliás, ele garante que a erva de saquinho, aquela que pode ser comprada em embalagens fechadas no supermercado, é igualmente boa para o consumo. No entanto, ele alerta que o gosto é mais fraco se comparado às folhas in natura.

Já a nutricionista Carolina Baccei, de São Paulo (SP), sugere o consumo da erva-mate na sua forma mais natural. “As ervas de saquinho nem sempre são uma boa opção, pois não podemos garantir que lá dentro possua somente a erva. Algumas empresas misturam outros ingredientes, fazendo com que seus efeitos não sejam realmente eficientes. Podemos até encontrar açúcar nesses produtos”, alerta.

É antioxidante
A atividade antioxidante foi uma das primeiras a ser verificada durante a pesquisa. Para compreender melhor sua ação e seus benefícios para a saúde, você precisa saber o que é um antioxidante. Trata-se de uma molécula que inibe a oxidação de outras moléculas do organismo. Essa oxidação pode produzir radicais livres em excesso que, quando atingem as células, causam seu envelhecimento e até sua morte, provocando diversos males como enfraquecimento do sistema imunológico, cataratas, glaucoma, artrite, dores na lombar, enfisemas, acidentes vasculares cerebrais, algumas afecções reumáticas, mal de Alzheimer, Parkinson, problemas cardiovasculares e a própria aterosclerose. Sem contar que os radicais livres aceleram o envelhecimento com manchas na pele e rugas, e prejudicam o emagrecimento saudável.

É rico em nutrientes essenciais para a saúde
Além da ação antioxidante da erva-mate, foi detectado o seu efeito hepatoprotetor, ou seja, que favorece as funções do fígado e atua como digestivo. Vale ressaltar que o mate também possui vitaminas e sais minerais como vitamina A, B1, B2, C e E, magnésio, cálcio, ferro, sódio, potássio, manganês, fosfato, entre outros. Juntas, essas substâncias favorecem o bom funcionamento do organismo e agem no controle de determinadas doenças.

Tem ação diurética
Já as xantinas são responsáveis pela ação diurética da planta. “Elas relaxam os vasos sanguíneos periféricos, reduzindo a pressão sanguínea. A diminuição da pressão arterial ou a melhora da chamada ‘reatividade vascular’ – contração e relaxamento das artérias – é devida, também, ao efeito dos compostos fenólicos presentes no mate”, explica Edson.

Diminui a taxa de colesterol e de glicose no sangue
Os resultados da pesquisa mostraram que a erva-mate tem propriedade hipocolesterolêmica e hipoglicêmica, isto é, a planta age a favor de quem precisa manter os níveis de colesterol e de glicose sob controle. “O efeito hipocolesterolêmico e hipoglicêmico da erva deve ser atribuído às substâncias chamadas saponinas e ácidos fenólicos, provavelmente atuando em conjunto e, inclusive, por mecanismos bioquímicos distintos”, relata o pesquisador.

Leia a bula!
Como a erva-mate contém cafeína, seu consumo é contraindicado para pessoas que sofrem com problemas estomacais como gastrite e úlcera. Além disso, quem tem dificuldade para dormir à noite deve evitar beber chá-mate depois do jantar, pois pode favorecer o quadro de insônia. “Outros efeitos colaterais da planta são irritação da mucosa da boca, taquicardia, diarreia e aumento da pressão arterial”, alerta Carolina Baccei, nutricionista de São Paulo (SP).

 

Consultoria: Edson Luiz da Silva, doutor e pesquisador do Departamento de Análises Clínicas, da Universidade Federal de Santa Catarina ) (48) 3721-9000;

Carolina Baccei, nutricionista de São Paulo (SP) ) (11) 7337-2955;

Ana Paula Klinkowström Bruzetti, farmacêutica proprietária da Medicinalis, de São Paulo (SP) ) (11) 2148-7606

 

 

Revista Dieta Fácil

 

 

Para conferir mais dicas,  adquira a revista Dieta Fácil – já nas bancas!

 

 

 

 

 

 

Advertisement

Estilo de vida

Saiba como perder peso consumindo o milagroso macarrão asiático

Mundo místico

As férias estão chegando e você ainda não decidiu para onde viajar? O plano astral mandou algumas dicas da viagem de cada signo para te ajudar!

Estilo de vida

Especialista ensina como deixar seu dia mais produtivo

Estilo de vida

Dançar traz muitas vantagens para o corpo, além de fornecer energia e aumentar a autoestima

Estilo de vida

O número de cirurgias mostra que colocar silicone é o desejo de consumo de muitas mulheres. Se você é uma delas, tire as dúvidas antes de investir no

Estilo de vida

Você conhece todos os mitos e as verdades que existem em torno da infertilidade feminina?

Estilo de vida

Tire suas dúvidas sobre a prótese que deixa os seios mais volumosos

Estilo de vida

Psicóloga do Instituto do Sono diz o devemos – ou não – fazer na hora de dormir Não é segredo para ninguém que uma boa noite de sono garante mais energia,