Connect with us

O que você está procurando?

A operação Carne Fraca acusou algumas empresas de não ter os cuidados necessários na produção das carnes. E o que podemos aprender com isso?
- 2. O ideal é sempre descongelar unicamente a porção ideal para uso naquele momento, já que, ao descongelar e congelar novamente, além de perder propriedades importantes, a carne pode ficar imprópria para consumo (já que, eu ficar na pia para descongelar...

O que você precisa saber sobre a operação Carne Fraca

A operação Carne Fraca acusou algumas empresas de não ter os cuidados necessários na produção das carnes. E o que podemos aprender com isso?

Recentemente, a Polícia Federal (PF) levantou uma questão importante: a procedência e a qualidade das carnes consumidas pelos brasileiros. A operação Carne Fraca revelou que mais de 40 empresas do setor alimentício utilizam ingredientes prejudiciais à saúde no processamento de seus produtos. A partir daí, os internautas não perderam tempo e soltaram a criatividade na hora de fazer memes, levando às discussões em vários âmbitos da sociedade.

Apesar de algumas empresas investigadas realmente usarem substâncias perigosas, nem tudo o que foi compartilhado é tão real assim. Especialistas afirmam que a divulgação da operação Carne Fraca foi um pouco equivocada, já que causou um desespero desnecessário à população. Isso porque algumas substâncias passaram a ser vistas como verdadeiras vilãs, sendo que, na verdade, é preciso utilizá-las na fabricação das carnes, respeitando a dosagem permitida.

Esse é o caso do ácido ascórbico (também conhecido popularmente como vitamina C) que, quando usado em quantidades moderadas e dentro da lei, ajuda a evitar a deterioração das carnes. Porém, a acusação é que as empresas exageram na dose, colocando a saúde dos consumidores em risco. “Eles usam ácidos e outros ingredientes químicos em quantidades muito superiores à permitida por lei para poder maquiar o aspecto físico do alimento estragado ou com mau cheiro”, disse o delegado da PF, Maurício Moscardi Grillo, em entrevista coletiva.

É preciso ter bastante cuidado para não “demonizar” substâncias e métodos necessários no processamento das carnes. Para se ter uma ideia, o ácido ascórbico é usado em empresas do mundo inteiro e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa substância pode causar problemas como cálculos renais e distúrbios gastrointestinais quando consumida em excesso e por um longo período, mas, ao contrário do que passou a ser noticiado, não existe relação direta entre ela e o câncer, por exemplo. Então, a grande questão é ter consciência e respeitar os limites impostos pela legislação.

Depois de todo o escândalo envolvendo a operação Carne Fraca, os brasileiros e várias pessoas de outros países passaram a ter receio das carnes produzidas por aqui (Chile, Hong Kong e Egito suspenderam temporariamente a compra de carnes brasileiras, e a Suíça vai barrar a entrada de carnes produzidas pelas empresas apontadas pela PF).

Mesmo o sentimento sendo de impotência, ainda é possível tentar se proteger de alimentos estragados e cheios de substâncias perigosas. Pensando nisso, listamos uma série de dicas práticas com o intuito de ser possível escolher carnes frescas e saudáveis. Que tal conferir?

Veja dicas de como escolher a carne e de como conservá-la

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Entre os benefícios da castanha-do-pará se destacam a capacidade de proteger a memória, o coração e fortalecer o organismo contra agentes nocivos!

Estilo de vida

Ela é um alimento completo, repleta em fibras e em substâncias antioxidantes - saiba também como a berinjela ajuda no controle do diabetes!

Estilo de vida

Segundo testes realizados pela Proteste, sete marcas de azeite de oliva apresentam algum tipo de adulteração em sua composição. Veja quais são e entenda:

Estilo de vida

Você sabe qual é uma das principais causas de cegueira no mundo? Leia mais a seguir sobre os principais sintomas da catarata e o seu tratamento!

Estilo de vida

Ingrediente é composto basicamente por água e traz inúmeros benefícios para o organismo - entenda como o pepino combate o inchaço.

Estilo de vida

O cérebro é um grande mistério, não é mesmo? Com tantas funções, você sabia que ele age na formação da personalidade? Veja o diz uma nova pesquisa!

Estilo de vida

Termogênico, rico em antioxidantes e, o melhor de tudo: extremamente saudável! Clique e veja tudo o que o gengibre pode fazer por você!

Estilo de vida

Seja no seu trabalho ou na hora de mandar bem em uma prova, ter um raciocínio afiado é fundamental. Melhore essa capacidade desafiando sua mente