Mitos e verdades sobre líquidos e emagrecimento

Quer aliar líquidos e emagrecimento? É possível, sim! Saiba o que eles podem fazer pela sua dieta e aproveite os benefícios!

- Foto: Shutterstock.com

Qualquer chá emagrece.

Mito! Esses líquidos e emagrecimento combinam muito bem, porém, não existe perda de peso rápida somente à base de chás: é um processo que depende da reeducação alimentar e de conhecer os alimentos aliados para diminuir medidas de forma gradual e com saúde.

mulher bebendo suco

Foto: Shutterstock.com

A água é a única bebida capaz de hidratar o organismo.

Mito! Água não é a única bebida capaz de hidratar o organismo. Ela é o principal elemento para a regulação das funções corporais, como os processos metabólicos e digestivos. Mas outros líquidos como água de coco, sucos de frutas sem adição de açúcar, chás e bebidas dietéticas industrializadas (consumidas com moderação) também possibilitam a hidratação do corpo.

SAIBA MAIS

Qual o chá ideal para cada idade?

3 maneiras diferentes de preparar seu chá gelado!

Mitos e verdades sobre a água!

Tomar água em jejum ajuda na perda de peso.

Mito! Beber água em jejum promove um equilíbrio do organismo, pelas horas sem ingerir nada. Essa regulação proporciona uma distensão gástrica, que pode oferecer a sensação de diminuição da fome, fazendo você comer menos. Entretanto, se alimentar bem no café da manhã mantém o corpo sadio!

Beber bastante água facilita o emagrecimento.

Verdade! Muitas vezes, mesmo depois de comer, podemos sentir fome. No entanto, o organismo pode estar sentindo falta de água. “Isso acontece porque a parte do cérebro que controla a sede e a saciedade no organismo humano são muito próximos”, explica a nutricionista Fernanda Granja, de São Paulo. Por isso, se quer aliar líquidos e emagrecimento, consumir água adequadamente pode diminuir a sensação de fome, evitando que você coma em excesso.

Ingerir líquidos na hora da refeição engorda.

Mito! Se a bebida não for rica em calorias, isso não é um problema. A atenção deve focar na quantidade ingerida, pois dificulta a digestão, já que o líquido dissolve o suco gástrico, conjunto de enzimas que atuam no estômago.

Nem sempre é necessário beber dois litros de água durante o dia.

Verdade! A quantidade ideal depende de alguns fatores como o gasto calórico do indivíduo, a temperatura ambiente e a prática de atividades físicas (que resulta em transpiração excessiva). Por isso, nem sempre precisamos focar nos dois litros.

Líquidos e emagrecimento: os sucos de frutas podem colaborar para o ganho de peso.

Verdade! Mesmo os naturais, quando ingeridos em excesso, colaboram sim. Eles podem atrapalhar o emagrecimento devido ao alto teor de carboidratos e calorias. Para não prejudicar a dieta, consuma o suco diluído em água e sem adição de açúcar (use adoçantes à base de estévia ou agave). “Beba de um a dois copos por dia, no café da manhã ou entre as refeições”, recomenda a nutricionista Carolina Paz, do Rio de Janeiro.

Texto: Marina Fornasier/Colaboradora | Consultoria: Carolina Paz, nutricionista da SNC – Sports Nutrition Center, do Rio de Janeiro; Fernanda Granja, nutricionista de São Paulo; Gabriela Marcelino, nutricionista da Congelados da Sônia, do Rio de Janeiro

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência